Sábado – Pense por si

Grécia. Encontrados 18 corpos carbonizados após incêndio

Crê-se que fossem migrantes, que costumam passar por aquela zona vindos da Turquia. São vítimas mortais da onda de calor que atinge a Europa.

Na Grécia, foram encontrados 18 corpos carbonizados numa zona florestal junto a uma aldeia remota no norte do país, onde os fogos lavram há dias. A descoberta foi confirmada pelas autoridades, e trata-se de uma consequência da onda de calor que atingiu a Europa.

REUTERS/Alexandros Avramidis

Os corpos foram encontrados a sul de Avantas e crê-se quer possam ser de migrantes, que costumam atravessar a região vindos da Turquia.

Os bombeiros estão a combater fogos perto de Atenas. Na Grécia, os incêndios já levaram à evacuação de hospitais e à colocação de recém-nascidos em hospitais de campanha e até refeitórios ouferries.

Esta semana, as temperaturas podem superar os 40ºC na Península Ibérica.

Artigos Relacionados
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.