Sábado – Pense por si

Coronavírus: Navio-hospital dos EUA já atracou em Nova Iorque

30 de março de 2020 às 16:57
As mais lidas

O USNS Comfort, da Marinha norte-americana, possui mil camas para internamento e 12 salas de cirurgia. Estado de Nova Iorque é o mais afetado pela pandemia, com mais de 30 mil casos e mil mortes confirmadas.

Um navio-hospital da Marinha dos EUA, com mil camas, atracou em Nova Iorque, respondendo a um apelo das autoridades locais para mais ajuda do Governo federal no combate à pandemdia covid-19.

O USNS Comfort será utilizado para tratar doentes que não estejam relacionados com a covid-19, retirando pressão sobre as unidades hospitalares que estão no combate direto à pandemia.

O navio-hospital, que ficará atracado num terminal de cruzeiros na ilha de Manhattan, possui mil camas para internamento e 12 salas de cirurgia.

O Estado de Nova Iorque tornou-se o epicentro da pandemia de covid-19 nos Estados Unidos, com mais de 30.000 casos confirmados e mais de mil mortes.

A vinda do navio-hospital constitui uma das respostas do Governo Federal aos apelos do governador do Estado de Nova Iorque, Andrew Cuomo, que tem sido muito crítico da estratégia do Presidente Donald Trump no combate à propagação do novo coronavírus.

Também o 'mayor' de Nova Iorque, Bill de Blasio, tem apelado ao reforço de meios de proteção para o pessoal médico na cidade, assim como ao fornecimento de mais ventiladores, depois de ter feito uma estimativa muito dramática do aumento de infetados nos próximos dias.

Gaza e a erosão do Direito Internacional

Quando tratados como a Carta das Nações Unidas, as Convenções de Genebra ou a Convenção do Genocídio deixam de ser respeitados por atores centrais da comunidade internacional, abre-se a porta a uma perigosa normalização da violação da lei em cenários de conflito.

Por nossas mãos

Floresta: o estado de negação

Governo perdeu tempo a inventar uma alternativa à situação de calamidade, prevista na Lei de Bases da Proteção Civil. Nos apoios à agricultura, impôs um limite de 10 mil euros que, não só é escasso, como é inferior ao que anteriores Governos PS aprovaram. Veremos como é feita a estabilização de solos.