Instituto alemão calculou que um Brexit sem acordo terá um impacto negativo em todos os restantes 27 Estados membros da UE, sobretudo Alemanha e França.
Uma saída doReino Unidoda União Europeia sem acordo custaria à economia britânica 57,3 mil milhões de euros por ano, quase 900 euros per capita, segundo um estudo divulgado esta quinta-feira pelo Instituto Bertelsmann.
O instituto alemão calculou que um 'Brexit' sem acordo terá um impacto negativo em todos os restantes 27 Estados membros da UE, sobretudo Alemanha e França, calculando que a economia daUEem termos globais perderia cerca de 40,4 mil milhões de euros.
"OBrexitpode afetar seriamente os alicerces da maior área económica do mundo e Bruxelas e Londres devem fazer tudo ao seu alcance para chegar a um acordo", disse Aart de Geus, presidente do Instituto.
A perspetiva de uma saída sem acordo agravou-se nos últimos dias devido ao chumbo por duas vezes no parlamento do Acordo de Saída negociado pelo Governo britânico com Bruxelas e finalizado em novembro do ano passado.
A primeira-ministra britânica,Theresa May, anunciou na quarta-feira que pediu um adiamento da data de saída, prevista para 29 de março, por três meses, até 30 de junho, de forma a submeter pela terceira vez o documento aos deputados e aprovar a respetiva legislação.
Porém, os 27 responderam que a extensão do artigo 50.º, que determina um período de dois anos de negociação para ser ratificado um acordo, só será aceite se o Acordo for aprovado pelo parlamento na próxima semana.
As consequências económicas de uma saída britânica da UE sem acordo já foram objeto de análises por outras instituições, incluindo pelo governo britânico, que, num estudo divulgado no ano passado, apontou para uma redução do Produto Interno Bruto (PIB) de 9,3% em 15 anos.
O Banco de Inglaterra estimou que o mesmo cenário pode provocar um recuo de 7,8% a 10,5% no PIB britânico até 2024, juntamente com uma depreciação da libra de até 25% e um aumento da inflação para 6,5%.
OFundo Monetário Internacional(FMI) previu uma contração do PIB de 5% a 8%, enquanto a organização patronal britânica CBI, que agrega cerca de 190 mil empresas, prevê uma queda do PIB de até 8% se o Reino Unido sair da UE sem um acordo.
Brexit: Saída sem acordo pode custar 57,3 mil ME por ano à economia britânica
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A ameaça russa já começa a ter repercussões concretas no terreno. É disso exemplo as constantes e descaradas incursões de aeronaves russas, principalmente drones, em território europeu.
A análise dos relatórios oficiais, alicerçada em factos e não em perceções, demonstra que o desempenho do Ministério Público continua a pautar‑se por exigência técnica, rigor e eficácia, mesmo perante constrangimentos evidentes de recursos.
Ser liberal é viver e deixar viver. É também não sucumbir ao ressentimento social: as páginas em que Cotrim de Figueiredo confessa essa tentação quando olhava para os colegas mais abonados do Colégio Alemão são de uma honestidade tocante.