Sábado – Pense por si

António Vitorino retira candidatura à OIM

Diogo Barreto
Diogo Barreto 15 de maio de 2023 às 15:14
As mais lidas

Amy Pope será a nova diretora-geral da Organização Internacional para as Migrações.

António Vitorino retirou a sua candidatura à Organização Internacional para as Migrações (OIM) e Amy Pope é nova diretora-geral.

António Vitorino
António Vitorino Reuters

O resultado da primeira votação, realizada à porta fechada, foi noticiado pela agência norte-americana AP, citando três funcionários diplomáticos que pediram para não ser identificados.

Votaram na primeira ronda 165 países, pelo que seriam necessários 110 votos para vencer. Pope, que conta com o apoio dos Estados Unidos, é adjunta de Vitorino, cuja reeleição como diretor-geral da OIM tem o apoio da União Europeia (UE).

No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.