Sábado – Pense por si

António Costa encontra-se hoje com Emmanuel Macron em Paris

16 de dezembro de 2020 às 07:29
As mais lidas

Principal tema em cima da mesa no encontro no Palácio do Eliseu é a preparação da presidência portuguesa da União Europeia.

O primeiro-ministro, António Costa, vai estar hoje na capital francesa para um almoço de trabalho com o Presidente francês, Emmanuel Macron, e o principal tema em cima da mesa é a preparação da presidência portuguesa da União Europeia.

O encontro vai acontecer no Palácio do Eliseu e o almoço de trabalho deve durar cerca de duas horas. Antes do encontro, os dois líderes vão falar aos jornalistas. O encontro com o Presidente francês é o único ponto na agenda da visita do primeiro-ministro a França.

Na semana passada, o Conselho Europeu chegou a acordo sobre o Pacote de Recuperação 'NextGenerationEU', também designado como a 'bazuca' para combater a crise provocada pela pandemia da covid-19, e que conta com um montante global de 1,8 biliões de euros.

A presidência portuguesa da UE arranca no primeiro semestre de 2021, sucedendo à Alemanha e antecedendo a Eslovénia.

O governo português assumiu como prioridades da presidência da UE a capacidade de resistir a crises não apenas economicamente como ao nível dos valores europeus, da Europa social, a "Europa verde", líder no combate às alterações climáticas, e a "Europa digital" para enfrentar a "a transição tecnológica a nível económico e de proteção dos direitos dos cidadãos".

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.