Sábado – Pense por si

Agricultores: Simplificação da PAC entra em vigor ainda em maio

A revisão surge em resposta às preocupações manifestadas pelos agricultores da UE nos últimos meses e tem em conta o impacto da evolução geopolítica, como as consequências da invasão da Ucrânia pela Rússia, bem como dos fenómenos meteorológicos extremos, como a seca e inundações.

A União Europeia (UE) adotou esta segunda-feira formalmente a recente revisão para simplificar regras da Política Agrícola Comum (PAC), respondendo aos protestos e preocupações no setor, que entra em vigor este mês.

Miguel Pereira da Silva/Lusa

As novas regras entram em vigor no dia seguinte à publicação no Jornal Oficial da UE, antes do fim do mês, podendo algumas das normas relacionadas com as ecocondicionalidades para o ano de pedido de 2024 ser aplicadas retroativamente.

A proposta foi avançada pela Comissão Europeia em 15 de março, debatida em tempo recorde pelos colegisladores, tendo o Parlamento Europeu aprovado o pacote em 24 de abril.

O Conselho da UE deu esta segunda-feira a aprovação formal à proposta que responde "aos problemas encontrados durante o primeiro ano de aplicação da nova PAC", segundo um comunicado.

Esta revisão surge em resposta às preocupações manifestadas pelos agricultores da UE nos últimos meses e tem em conta o impacto da evolução geopolítica, como as consequências da invasão da Ucrânia pela Rússia, bem como dos fenómenos meteorológicos extremos, como a seca e inundações.

O setor queixa-se também de concorrência desleal de países terceiros e da fraca posição dos agricultores na cadeia de abastecimento, que chegam a vendar os seus produtos abaixo do preço de custo.

Artigos Relacionados

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.