Sábado – Pense por si

50,1 pela permanência contra 49,9 a favor da saída

Filipe Garcia , Alexandre R. Malhado 24 de junho de 2016 às 02:54

Contagem oficial mais renhida que o previsto. Sunderland deu a liderança ao Brexit, Escócia devolveu a vantagem aos defensores da permanência na União Europeia. Libra sofre queda histórica. Em Actualização

A corrida será ao sprint. Depois das primeiras projecções apontarem à permanência do Reino Unido com uma vitória por quatro pontos, a noite está a revelar-se ainda mais renhida que o previsto. Mesmo na frente - 50.1% a favor da continuidade contra 49.9% pelo Brexit - as margens de vitória têm ficado consistentemente abaixo do previsto, a Saída esteve na frente da contagem e só depois de contabilizados os votos em Glasgow, por volta das 2:30 da madrugada, voltou a dar mas curta das margens de liderança ao Fica. E nos mercados, o valor da libra tem respondido ao ritmo dos boletins de voto: esteve no máximo do ano (1.5 dólares) para depois cair para 1.43. O resultado está em aberto, a saúde da moeda nacional também.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.