Secções
Entrar

Zuckerberg: Facebook "não vende os dados dos utilizadores"

10 de abril de 2018 às 22:55

O fundador do Facebook assumiu ao Senado norte-americano que errou. "O que vemos aqui é que as pessoas escolheram partilhar informação com um programador que foi transferida para fora do nosso sistema."

O fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, prestou esclarecimentos no Senado dos Estados Unidos (câmara alta do Congresso), numa audição de mais de quatro horas. O gancho foi a polémica que envolve a obtenção de dados de utilizadores daquela reconhecida rede social pela consultora Cambridge Analytica. "O que vemos aqui é que as pessoas escolheram partilhar informação com um programador que foi transferida para fora do nosso sistema", explicou. 

1 de 5
Foto: Reuters
Foto: Lluis Gene/Getty
Mark Zuckerberg
Foto: REUTERS/Stephen Lam
Foto: Getty Images

"Espero que aquilo que fazemos com os dados não seja uma surpresa para as pessoas, acho que neste caso as pessoas não esperavam que os seus dados fossem vendidos à Cambridge Analytica", respondeu Zuckerberg ao senador Mike Lee, que lembrava que o modelo de negócio do Facebook se baseia na monetização dos dados das pessoas. Zuckerberg disse ainda que "há gente na Rússia cujo trabalho é explorar os nossos sistemas e outros sistemas de Internet também".

Para Zuckerberg, a Cambridge Analytica não mediu adequadamente "a responsabilidade" de fornecer dados de forma ilegal para a campanha eleitoral do Presidente dos Estados Unidos, em 2016 - e admite que "foi um grande erro" não ter impedido a empresa mais cedo. "Foi o meu erro e sinto muito", disse o presidente e fundador do gigante tecnológico, na audição do comité de Justiça do Senado norte-americano.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela