Secções
Entrar

Washington e Londres culpam Rússia por ciberataques na Geórgia em 2019

20 de fevereiro de 2020 às 17:01

Ataques visaram sites do governo georgiano, tribunais, ONG, media e empresas, e perturbaram os programas de duas cadeias televisivas.

Os Estados Unidos e o Reino Unido acusaram esta quinta-feira os serviços de informações militares russos (GRU) de terem fomentado os ciberataques de 2019 contra a Geórgia.

"A campanha de ciberataques perigosa e sem vergonha do GRU contra a Geórgia, nação soberana e independente, é totalmente inaceitável", declarou em comunicado o ministro britânico dos Negócios Estrangeiros, Dominic Raab.

"O Governo russo tem a escolha: prosseguir esta atitude agressiva face a outros países ou tornar-se num parceiro responsável que respeite o direito internacional", acrescentou.

O departamento de Estado norte-americano referiu-se num outro comunicado a "ciberataques generalizados" contra milhares de ‘sites’ da internet na Geórgia, considerando-os "operações destinadas a semear a divisão, criar insegurança e sabotar as instituições democráticas".

Apelou ainda à Rússia para "acabar com este comportamento na Geórgia e em outras regiões".

O National Cyber Security Centre (NCSC), organização britânica sobre cibersegurança, avaliou "com o mais elevado nível de probabilidade que em 28 de outubro de 2019 o GRU efetuou ciberataques em larga escala", precisou o ministério dos Negócios Estrangeiros.

Estas ataques visaram sites do governo georgiano, tribunais, ONG, media e empresas, e perturbaram os programas de duas cadeias televisivas.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela