Secções
Entrar

Investigadores brasileiros detectam Zika em urina e saliva

05 de fevereiro de 2016 às 17:27

O principal instituto de investigação do Brasil anunciou esta sexta-feira que o vírus Zika foi detectado em urina e saliva, mas não há provas de que ele seja transmissível por esses fluidos

O principal instituto de investigação do Brasil anunciou hoje que o vírus Zika foi detectado em urina e saliva, mas acrescentou que não há provas de que ele seja transmissível por esses fluidos.

"A presença do vírus Zika activo foi encontrada na saliva e na urina", disse à imprensa Paulo Gadelha, director do Instituto Fiocruz, no Rio de Janeiro.

"Mas isso não significa que exista capacidade de transmissão através da saliva e da urina", frisou, acrescentando que "será necessária uma série de exames para clarificar a questão".

O Zika, transmitido por mosquitos, tem poucos efeitos na maioria das pessoas, mas crê-se que é responsável por graves deficiências congénitas em bebés nascidos de mães infectadas.

Uma vaga de novos casos no Brasil e na América Latina desencadeou alertas contra viagens de mulheres grávidas para a região e está a aumentar o receio de que as viagens para os Jogos Olímpicos, que se realizam em Agosto no Rio, sejam afectadas.

Há ainda muita informação por esclarecer sobre o vírus, incluindo se pode ser transmitido de pessoa para pessoa.

Contudo, a Organização Mundial de Saúde (OMS) aconselhou na quinta-feira os países a não aceitarem doações de sangue de pessoas que tenham estado em países com casos de Zika.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela