Secções
Entrar

Violência contra mulheres aumentou 250% no contexto da pandemia

Lusa 08 de março de 2021 às 14:39

Em 2020, as mulheres também sofreram mais no emprego com o impacto dos confinamentos para impedir a propagação do vírus.

As queixas mensais de violência contra mulheres em Israel aumentaram 250% em 2020, num contexto de restrições devido à pandemia do novo coronavírus, divulgou hoje o jornal Haaretz, no Dia Internacional da Mulher.

mulheres greve violência de género méxico Reuters

No país, a desigualdade de género também aumentou, já que 70% dos desempregados devido a encerramentos de negócios são mulheres.

As denúncias de violência contra a mulher aumentaram para uma média de 699 por mês no ano passado, perante 270 registadas em 2019.

Até agora, em 2021, o número cresceu ainda mais, com cerca de 756 casos por mês, segundo o Ministério do Trabalho e Assuntos Sociais israelita.

Por sua vez, nesse período foram inaugurados dois novos centros de acolhimento e proteção para mulheres agredidas, e as autoridades estão a preparar-se para abrir mais vagas caso o número de vítimas aumente.

Em 2020, as mulheres também sofreram mais no emprego com o impacto dos confinamentos para impedir a propagação do vírus.

Na maioria dos meses, 55% dos novos desempregados eram mulheres. A taxa disparou devido aos encerramentos de negócios, representando 70% das pessoas que estavam temporariamente ou permanentemente desempregadas.

No auge do primeiro confinamento do país, em abril de 2020, a taxa de desemprego de Israel atingiu 25%, um número muito alto em comparação com apenas 4% antes da pandemia.

O impacto da crise do novo coronavírus nas mulheres deve ser de longo prazo e pode exacerbar ainda mais a desigualdade de género no mercado de trabalho, alertam os especialistas.

Entre outros, "as mulheres que foram obrigadas a parar de trabalhar e voltar para casa para cuidar dos seus filhos terão problemas para retornar aos mesmos empregos, mesmo que a economia volte ao normal", disse Yulia Eitan, chefe de diversidade no emprego do Ministério do Trabalho, de acordo com o Haaretz.

Esta situação também irá aprofundar a disparidade salarial e minar as oportunidades de promoção de empregos para as mulheres, advertiu a especialista.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela