Secções
Entrar

Venezuelanos sem luz quatro horas por dia

22 de abril de 2016 às 08:30

Ministro da Energia Eléctrica explicou que a medida poderá prolongar-se até o nível da principal barragem do país recuperar ou até começar a época das chuvas

A Venezuela anunciou um novo plano de racionamento de energia eléctrica que passa pelo corte de fornecimento doméstico durante quatro horas diárias durante 40 dias a partir de 25 de Abril.

 

O ministro da Energia Eléctrica, Luís Motta Dominguez, explicou que a medida poderá prolongar-se até o nível da principal barragem do país (El Guri) recuperar ou até começar a época das chuvas (finais de maio). "Com estas quatro horas diárias, os venezuelanos vão colaborar para deter a descida do nível [de água] da Central Hidroeléctrica no Guiri", explicou à televisão pública VTV.

 

Segundo o ministro, a suspensão será feita ao longo do dia, em blocos de quatro horas, estando o serviço eléctrico garantido para todos os venezuelanos apenas entre as 20h00 e a meia-noite.

 

Luís Motta Dominguez afirmou que a seca provocada pelo fenómeno climático El Niño fez descer o nível de água da barragem de El Guri a um mínimo histórico.

 

A 6 de Abril, o Presidente da Venezuela anunciou a redução do horário de atendimento da administração pública, que passou a funcionar apenas até às 13h00, e decretou as sextas-feiras como dia não trabalhável até Junho. Antes, em Março, Nicolas Maduro decretou dias feriados o período entre 19 e 27 de Março, coincidindo com a época da Páscoa. As duas medidas tiveram como propósito poupar energia e água.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela