Secções
Entrar

Venezuela: Nicolás Maduro ordena pagamentos de gasolina e petróleo em criptomoeda

02 de outubro de 2018 às 08:05

Maduro declarou que o Petro poderá ser usado para a compra e venda de bens móveis e imóveis, passagens de avião e até "um cachorro quente em Nova Iorque".

O Presidente da Venezuela ordenou esta segunda-feira que o pagamento da gasolina, do petróleo e das taxas aeroportuárias para viajantes passe a ser feito através da criptomoeda El Petro.

"Estamos a pôr em marcha o 'blockchain' nacional do Petro (...) e hoje entram em funcionamento todos os mecanismos para que qualquer venezuelano possa inscrever-se", Nicolás Maduro.

O anúncio teve lugar durante um acto transmitido em simultâneo pelas rádios e televisões do país, durante o qual realizou a activação oficial do "blockchain" (livro branco) do Petro.

Por outro lado, Maduro explicou que a partir de 5 de Novembro o Petro passará a estar disponível para venda em bolívares soberanos, a moeda actual venezuelana, em seis casas de câmbio do país.

O Petro poderá ser usado para a compra e venda de bens móveis e imóveis, passagens de avião, reservas de hotéis no exterior e até "um cachorro quente em Nova Iorque".

A criptomoeda Petro estará respaldada pelas reservas de petróleo, minerais, ouro, diamante, ferro e alumínio, que estão por explorar.

Segundo Nicolás Maduro, segunda-feira, uma vez que foi posto em marcha o novo sistema do Petro, ocorreram "ciber-ataques provenientes dos Estados Unidos, da França e da Colômbia, para tentar tirar de circulação o Petro".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela