A Edição Diária no seu e-mail
De Sábado a Sábado, receba no seu e-mail um resumo das notícias mais relevantes do dia.
Subscreva Já
"Um tipo duro" e "implacável" com um look nazi: Gregory Bovino, o líder do ICE no terreno
Sob o seu comando o Serviço de Imigração e Controle Alfandegário (ICE) tem realizado milhares de detenções de imigrantes nos Estados Unidos.
A campanha de repressão de imigrantes em várias cidades norte-americanas levada a cabo nos últimos meses a mando da administração Trump tem um rosto: Gregory Bovino. Foi promovido ao cargo de comandante geral da Patrulha de Fronteira pela secretária de Segurança Interna, Kristi Noem, numa fase em que o presidente norte-americano se mostrava descontente com o ritmo das deportações de imigrantes, criticando a atuação do Serviço de Imigração e Controle Alfandegário (ICE) por não realizar mais detenções. Até que em junho Bovino, um defensor de táticas agressivas, entrou em cena.
Agente da patrulha de fronteira, G. Bovino, acompanha imprensa
Foto: AP
Agentes federais da patrulha fronteiriça em serviço
Foto: AP
Agentes da polícia e da patrulha de fronteira em serviço
Foto: AP
Artigos Relacionados
De quase reformado à ribalta
Bovino, de 55 anos, nasceu na Carolina do Norte, tendo crescido numa zona montanhosa. Estudou Recursos Naturais e Administração Pública, tendo entrado para a Patrulha da Fronteira em 1996. Em 2004 foi nomeado chefe adjunto da Divisão de Operações Especiais na sede da Alfândega e Proteção de Fronteiras (CBP), em Washington, a agência que supervisiona a Patrulha da Fronteira. Em 2018 foi designado chefe da patrulha do setor de Nova Orleans.Look nazi
Recentemente Gregory Bovino surgiu com um sobretudo que não passou ao lado da imprensa alemã. Alguns comentadores dizem que faz lembrar os que eram usados pelos nazis, falando numa "estética fascista". O 'Der Spiegel' dizia mesmo que com o sobretudo e o seu cabelo cortado à escovinha, Bovino assemelhava-se a um oficial nazi. “Não é de admirar que figuras como Bovino estejam a recorrer a modelos testados e aprovados”, pode ler-se. Enquanto os outros agentes federais parecem usar “qualquer coisa que tenham à mão”, Bovino “destaca-se entre a turba de valentões como um elegante oficial da SS se destaca da tumultuosa SA. O corte de cabelo 'undercut' estiloso também está perfeito; tudo o que falta para o look perfeito é um monóculo.” Outro jornal alemão, o 'Süddeutsche Zeitung' também analisou o outfit de Bovino. “Outros países também tinham estes sobretudos, mas o fato de Bovino completa o aspeto nazi: um corte de cabelo muito curto, como se tivesse levado uma foto de [Ernst Röhm, oficial alemão, um dos principais membros do partido nazi] ao barbeiro”, lia-se no texto.
Sobretudo de Bovino não escapou ao olhar crítico da imprensa alemã
AP
Descubra as
Edições do Dia
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Boas leituras!
Tópicos
Alfândega do Porto
ICE
Críticas
Imigração
Gregory Bovino
Minneapolis
Der Spiegel
Süddeutsche Zeitung
Seita Satânica
Califórnia
Carolina do Norte
Chicago
Artigos recomendados
As mais lidas
Albufeira. Presidente da câmara do Chega nomeia irmã
22 de janeiro de 2026 às 12:43Marco Alves
Inês Bichão partilhou caso de assédio sexual com autora na Feira do Livro: "Ela chorou, aflita"
16 de janeiro de 2026 às 07:00Luana Augusto
Filho de David Beckham arrasa pais: "A minha mãe dançou de forma inadequada sobre mim e à frente de todos"
20 de janeiro de 2026 às 08:12Record
Turismo rural de Gouveia e Melo tem um histórico de ilegalidades urbanísticas
16 de janeiro de 2026 às 19:39Alexandre R. Malhado
Miguel Milhão investe 264 mil euros num novo jornal
23 de janeiro de 2026 às 07:00Diogo Barreto