Secções
Entrar

Turquia vai anunciar o fim de dois anos de estado de emergência

13 de julho de 2018 às 21:49

O estado de emergência foi declarado em 20 de Julho de 2016, na sequência da tentativa de golpe de Estado de Ancara, de 15 a 16 de Julho.

A Turquia anunciou esta sexta-feira que o estado de emergência instaurado há dois anos, após um golpe falhado que levou a vastas purgas, vai ser levantado na próxima quarta-feira.

1 de 3
Foto: Pictures Ltd./Corbis via Getty Images
Foto: Reuters
Foto: Uriel Sinai/Getty Images

"O estado de emergência actual chegará ao fim na tarde de 18 de Julho (quarta-feira). O presidente não tem vontade de o prolongar", declarou o porta-voz do chefe de Estado, Recep Tayyip Erdogan,

Em conferência de imprensa, o porta-voz, Ibrahim Kalin, salientou que "a luta contra o terrorismo vai continuar no quadro das leis vigentes", mas assinalou que o estado de emergência poderá ser reinstaurado "em caso de situação extraordinária".

Erdogan, reconduzido em 09 de julho para um novo mandato de cinco anos com poderes reforçados, admitiu rever o estado de emergência durante a campanha para as eleições de 24 de Junho, uma promessa que fez depois dos principais rivais o terem feito.

O estado de emergência foi declarado em 20 de Julho de 2016, na sequência da tentativa de golpe de Estado de Ancara, de 15 a 16 de Julho, que Erdogan atribuiu ao predicador Fethullah Gülen, exilado nos Estados Unidos e que nega qualquer envolvimento.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela