Secções
Entrar

Turquia atinge alvos na Síria e no Iraque depois de ataque a empresa de defesa em Ancara

Débora Calheiros Lourenço 24 de outubro de 2024 às 12:27

As Forças Democráticas Sírias (SDF) referiram esta quinta-feira que os ataques aéreos turcos mataram doze civis no nordeste do país.

A Turquia lançou ataques aéreos contra alvos militares curdos na Síria e no Iraque depois de culpar o Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) por um ataque mortal à sede da Tusas, empresa aeroespacial nacional turca, na quarta-feira, que provocou a morte de cinco pessoas.  

REUTERS/Stringer

A Organização Nacional de Inteligência Turca já confirmou os ataques com recurso a drones e garantiu que estes visaram "locais estratégicos" usados pelo PKK ou pela milícia curda síria, até ao momento o PKK ainda não reagiu. 

Instalações militares, de inteligência, de energia e infraestruturas de depósitos de munições são os alvos avançados pela agência de notícias turca Anadolu.  

As Forças Democráticas Sírias (SDF) referiram esta quinta-feira que "uma onda de ataques [turcos] no norte e leste da Síria mataram doze civiis, incluindo duas crianças, e feriram outros 25". "Aviões de guerra turcos e UAVs [drones] alvejaram padarias, centrais de energia, instalações de petróleo e um posto de controlo da Força de Segurança Interna", refere ainda o comunicado das SDF, apoiadas pelos Estados Unidos.  

Na quarta-feira, a força aérea da Turquia realizou ataques contra outros alvos no norte da Síria e do Iraque. Mais de trinta alvos foram destruídos na ofensiva aérea, segundo o Ministério da Defesa turco.  

O ataque à Tusas ocorreu ao início da tarde de quarta-feira quando dois agressores, um homem e uma mulher, chegaram à sede da empresa, perto de Ancara, num táxi que sequestraram depois de matarem o motorista. Armada, a dupla detonou explosivos e disparou, matando cinco pessoas, incluindo um membro da equipa de segurança e um engenheiro mecânico. Os dois agressores também foram mortos e mais de vinte pessoas ficaram feridas.  

A Tusas é uma importante empresa aeroespacial que fabrica aeronaves civis e militares assim como veículos aéreos não tripulados, drones, e outros sistemas de defesa.

Este ataque ocorreu um dia depois do chefe do partido nacionalista de extrema-direita, aliado do presidente turco Recep Tayyip Erdogan, ter levantado a possibilidade de o líder preso de PKK ter acesso à liberdade condicional caso renunciasse à violência e dissolvesse a sua organização.

O PKK tem lutado para alcançar uma maior autonomia no sudeste da Turquia, o que se tornou num conflito que matou dezenas de milhares de pessoas desde a década de 1980 e é considerado um grupo terrorista pela Turquia e pelos aliados ocidentais do país.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela