Secções
Entrar

Tsunami na Indonésia provoca 168 mortos e 745 feridos

23 de dezembro de 2018 às 10:31

Uma maré anormal associada a um deslizamento submarino causado pela erupção do vulcão Anak Krakatoa causou a destruição total na Indonésia. Inicialmente, autoridades indonésias confundiram tsunami com maré crescente.

Um tsunami abalou, este sábado, a costa da Indonésia, provocando 168 mortos e pelo menos 745 feridos e 30 desaparecidos. As autoridades do país confundiram inicialmente a catástrofe com uma maré crescente e chegaram mesmo a apelar à população para não entrar em pânico, referiu a agência noticiosa France-Presse. 

O tsunami foi desencadeado por uma maré anormal associada a um deslizamento submarino causado pela erupção do vulcão Anak Krakatoa. O tsunami atingiu Lampung, Samatra, e as regiões de Serang e Pandeglang, em Java.

"A combinação causou um tsunami repentino que atingiu a costa", segundo a agência. A área mais afectada foi a região de Pandeglang, na província de Banten, em Java, que abrange o Parque Nacional de Ujung Kulon e praias populares, de acordo com as autoridades.

O vulcão Anak Krakatoa, no Estreito de Sunda, que liga o Oceano Índico ao Mar de Java, tem 305 metros de altura está localizado a cerca de 200 quilómetros a sudoeste da capital Jacarta, onde tem sido registada actividade desde junho. De resto, em julho, as autoridades ampliaram a proibição de acesso para uma área de dois quilómetros à volta da cratera.

O vulcão foi formado após a erupção do Krakatoa em 1883, que não só destruiu a ilha onde se erguia como também criou a actual ocupada pelo Anak Krakatoa, não sem que antes deixasse um rasto de devastação bem ilustrada nos mais de 36 mil mortos então registados.

O pior tsunami na Indonésia aconteceu a 26 de Dezembro de 2004 no norte de Samatra e causou cerca de 230 mil mortes numa dezena de países banhados pelo Oceano Índico, dos quais 168 mil em território indonésio.

A Indonésia é o quarto país em número de habitantes e também um dos mais castigados por desastres naturais.

A localização geográfica da Indonésia, no Anel de Fogo do Pacífico, e o número de vulcões activos no país, mais de cem, tornam a nação propensa a grande actividade sísmica, que habitualmente passa despercebida à população.

Só em 2018, a Indonésia registou 11 terramotos com vítimas mortais, com o maior a ter ocorrido no dia 28 de setembro, na ilha de Celebes. O terramoto de magnitude 7,5 provocou, na altura, 2.256 mortos e 10.679 feridos.

Autoridades indonésias confundiram tsunami com maré crescente

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela