
Nove mortos devido a erupção vulcânica na Indonésia
O vulcão Lewotobi Laki-Laki, que entrou em erupção várias vezes na noite de domingo e na madrugada de segunda-feira, situa-se na ilha indonésia das Flores.
O vulcão Lewotobi Laki-Laki, que entrou em erupção várias vezes na noite de domingo e na madrugada de segunda-feira, situa-se na ilha indonésia das Flores.
Bernardo Gomes, médico e vice-presidente da ANMSP, refere que a dificuldade de mitigação de calor e a redução da qualidade do ar são exemplos de fatores resultantes das alterações climáticas que afetam a saúde pública. Mais pobres e mais idosos correm maior risco, alerta Adalberto Campos Fernandes.
As autoridades estenderam a área de busca até 20 milhas náuticas (cerca de 37 quilómetros) em redor do local do naufrágio e estão a usar um helicóptero.
Pelo menos é o que acreditam investigadores franceses, que analisam o potencial destes pássaros. Os maçaricos são superouvintes e sensíveis às catástrofes naturais.
Dados foram avançados pelo porta-voz da Agência Nacional de Gestão de Desastres da Indonésia.
Novo balanço contabiliza 437 mortos e 16 desaparecidos devido ao tsunami que há cerca de uma semana atingiu o estreito de Sunda, na Indonésia.
O governo do país asiático subiu o alerta de tsunami para o segundo mais alta e ordenou que todos os voos para a área atingida fossem desviados.
Pelo menos 22 mil pessoas ficaram desalojadas na sequência do tsunami que no sábado atingiu o estreito de Sunda, na Indonésia, e causou pelo menos 430 mortos, segundo os dados mais recentes das autoridades do país.
O pior tsunami na Indonésia aconteceu em 26 de Dezembro de 2004 no norte de Samatra e causou cerca de 230 mil mortes numa dezena de países banhados pelo Oceano Índico, dos quais 168 mil em território.
Uma maré anormal associada a um deslizamento submarino causado pela erupção do vulcão Anak Krakatoa causou a destruição total na Indonésia.
Caixa encontrada contém os dados de voo mas para apurar o que se passou falta a segunda, com a gravação das comunicações.
O aparelho transportava 189 pessoas e caiu 13 minutos depois de ter levantado voo de Jacarta. Não foram encontrados sobreviventes do desastre.
Avião que se despenhou com 189 pessoas na Indonésia tinha tido problemas técnicos num voo anterior, mas os mesmos tinham sido resolvidos, disse o presidente da empresa.
Autoridades alertam que estas pessoas não têm acesso a comida, a água potável ou a medicamentos.
Agência de Mitigação de Desastres da Indonésia acredita que possa haver mais vítimas mortais.
Não foi emitido alerta de tsunami.