Secções
Entrar

Trump sobre o ataque à Venezuela: “Vamos liderar o país durante algum tempo”

Débora Calheiros Lourenço 03 de janeiro de 2026 às 16:53

O líder norte-americano dirigiu-se aos jornalistas numa conferência de imprensa sobre a captura de Nicolás Maduro.

 
Donald Trump diz que EUA vão governar Venezuela até que seja possível haver uma transição
Donald Trump considerou que os Estados Unidos levaram a cabo uma “operação militar extraordinária”, como já não ocorria desde a II Guerra Mundial. Foi assim que o líder norte-americano começou por se dirigir aos jornalistas numa conferência de imprensa sobre a captura de Nicolás Maduro, que começou meia hora depois do anunciado.    O presidente dos Estados Unidos reforçou uma ideia que já tinha afirmado antes: “Nenhuma Nação do mundo podia fazer o que os Estados Unidos fizeram ontem”.   Trump avançou ainda que os militares norte-americanos foram capazes de entrar numa “fortaleza” para conseguir “trazer Nicolás Maduro à justiça”. Além disso, refere que a missão não resultou em vítimas mortais para os militares norte-americanos, nem em danos para os equipamentos militares. “Somos, de longe, a força militar mais poderosa e temível do mundo. Não há equipamentos como os nossos”. 
Sobre o que se segue o presidente norte-americano referiu: “Vamos liderar o país durante algum tempo” para se seja garantida uma transição “segura” e “adequada”. “Queremos paz, liberdade e justiça para o grande povo da Venezuela”.   Trump detalhou que o presidente venezuelano e a sua mulher estrão “num navio” e depois de chegarem a Nova Iorque vai ser decidido se serão julgados em Nova Iorque ou na Florida.  

Trump: "Estamos a nomear pessoas" para governar a Venezuela

Trump explica que os Estados Unidos estão, neste momento, a “nomear pessoas” para governar a Venezuela até o paísvoltar a “entrar nos carris”. O grande objetivo lembra, mais uma vez, o seu slogan para as eleições presidenciais: “Make Venezuela Great Again”. “Vamos liderá-la com um grupo e vamos garantir que é governada em condições”, garantiu ainda.  O Presidente dos Estados Unidos volta a destacar que o petróleo venezuelano vai ser gerido pelos norte-americanos: “Não temos receio de ter soldados no terreno”. O Presidente Trump acrescenta que os norte-americanos estão preparados para manter a segurança na região, apesar do custo avultado. “Vamos tomar conta de toda a gente”. Questionado sobre se o Congresso dos EUA foi avisado sobre o ataque, Trump passa a palavra a Rubio: “Não é a missão que pode ser pré-avisada”, garante o Secretário de Estado. O Presidente norte-americano acrescenta: “Os congressistas têm uma tendência para revelar a informação”.
Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela