Secções
Entrar

Trump protegido por vidro blindado no primeiro comício ao ar livre após atentado

Lusa 21 de agosto de 2024 às 22:20

Na semana passada, soube-se que os serviços secretos tinham aprovado um plano para aumentar a segurança de Trump, que incluía a utilização de placas de vidro blindado.

O ex-presidente dos Estados Unidos e candidato republicano Donald Trump (2017-2021) realizou esta quarta-feira, 21, o seu primeiro comício ao ar livre desde a tentativa de assassínio, em julho, com segurança reforçada e vidro à prova de bala.

O local escolhido foi a cidade de Asheboro, na Carolina do Norte - um dos Estados decisivos nas eleições presidenciais de 05 de novembro -, onde Trump se apresentou protegido por placas de vidro blindado, numa ação de campanha centrada na segurança nacional.

O candidato republicano à Casa Branca defendeu que os Estados Unidos eram mais fortes sob o seu Governo e sublinhou que guerras como a da Ucrânia (em curso desde fevereiro de 2022, quando foi invadida pela Rússia) não teriam acontecido se ele estivesse no poder.

"A minha atitude manteve-nos fora das guerras. Eu parava guerras com telefonemas", sustentou.

Trump repetiu as suas críticas ao atual Presidente norte-americano, Joe Biden, e à vice-presidente e candidata presidencial democrata, Kamala Harris, afirmando: "Estão a levar-nos até à beira da Terceira Guerra Mundial".

Já ele, pelo contrário, vincou que, se eleito, trará a paz de volta ao mundo.

O magnata nova-iorquino, de 78 anos, sofreu um ferimento de bala na orelha a 13 de julho, quando um jovem o alvejou num comício em Butler, na Pensilvânia.

O agressor estava no telhado de um edifício no exterior do comício e, antes de ser abatido pelas forças de segurança, matou um membro da assistência e feriu outros dois.

A então diretora dos serviços secretos dos Estados Unidos, Kimberly Cheatle, acabou por demitir-se dez dias depois, por causa das falhas de segurança no comício de Trump e após afirmar que a tentativa de assassínio foi o "maior fracasso operacional" da agência "em décadas".

Na semana passada, soube-se que os serviços secretos tinham aprovado um plano para aumentar a segurança de Trump, que incluía a utilização de placas de vidro blindado - que normalmente só são fornecidas aos Presidentes e vice-presidentes, quando consideradas necessárias em aparições ao ar livre.

REUTERS/Jonathan Drake
Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela