Secções
Entrar

Trump promete lutar "pela família e futuro" de todos os norte-americanos

Diogo Barreto 06 de novembro de 2024 às 07:44

No discurso de vitória, o candidato republicano prometeu ainda que vai reforçar as fronteiras no país.

O antigo presidente norte-americano Donald Trump prometeu que vai votar por todos os americanos num discurso de vitória em que se autoproclamou o vencedor das eleições norte-americanas de 2024.

Reuters

Donald Trump subiu ao palco num centro de convenção em Palm Beach, na Florida, para um discurso de vitória antes da contagem estar fechada, esta quarta-feira, ladeado de Melania Trump, Baron Trump, o filho, e JD Vance, o seu parceiro de corrida. "É uma vitória política nunca antes vista no nosso país", afirmou o magnata. 

Enquanto o candidato republicano subia a palco, o público gritou "USA! USA!" e foi para eles que Donald Trump endereçou as primeiras palavras, referindo-se a eles como "o maior movimento político do país". Trump disse que queria ajudar o país a "curar-se" e prometeu que ia solucionar "as fronteiras e o país". "Queremos que as pessoas venham para cá, mas têm de vir legalmente", afirmou.

"É uma vitória política como o nosso país nunca viu. Quero agradecer ao povo por ter sido eleito como o 47º e 45º presidente. Vo lutar por cada cidadão, pela vossa família e o vosso futuro, com cada sopro do meu corpo", assegurou o presidente. "Vamos fazer-vos orgulhosos do vosso voto. Espero que olhem para trás um dia e pensem: foi um dos grandes momentos da minha vida quando votei neste grupo de pessoas", acrescentou.

Sobre Vance afirmou que é "um tipo combativo". "Digo-lhe para ir para o campo inimigo, que são certas estações de televisão. Muita gente diria: ‘Tenho mesmo de fazer isso?’. Ele é o único tipo que vai e as arrasa por completo. Acabou por ser uma boa escolha. Recebi algumas críticas ao início, mas sabia que tinha um grande cérebro, o melhor possível, e adoro a família. Acho que vamos ter uns quatro anos fantásticos", acrescentou ainda.

"Esta vai ser a era dourada da América", prometeu. "Vamos conseguir tornar a América grande outra vez", assegurou, prevendo ainda uma vitória com 315 votos eleitorais. 

"Ganhámos o voto popular, o que é ótimo. Ganhar o voto popular foi muito bom, digo-vos. É um grande sentimento de amor", disse Trump. Esta será a primeira vez que os republicanos ganham o voto popular desde 2004, caso se verifique. 

"Quero agradecer aos milhões de trabalhadores americanos que sempre foram o coração deste movimento. Já passámos por muita coisa juntos e hoje apresentaram-se em números recorde para conquistar uma vitória provavelmente como nenhuma outra. Foi algo especial e vamos devolver-vos tudo. Vamos virar isto ao contrário rapidamente. Este vai ser recordado como o dia em que os americanos recuperaram o controlo do seu país", concluiu.

O discurso de vitória rapidamente passou para um típico comício de Donald Trump, falando sobre o lançamento do foguetão pela SpaceX e Elon Musk (e uma longa passagem sobre a pintura do foguetão), agradeceu a Chris LaCivita e a Susie Willes, os chefes de campanha, e a Dana White, o criador da UFC, e ainda a Robert F. Kennedy. 

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

A longa guerra dos juízes que não se suportavam - o ataque

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

A longa guerra dos juízes que não se suportavam - o contra-ataque

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Vida

Encontraram soldados nazis enterrados no quintal

TextoSusana Lúcio
FotosSusana Lúcio
Exclusivo

Repórter SÁBADO. Jihadista quer cumprir pena em Portugal

TextoNuno Tiago Pinto
FotosNuno Tiago Pinto