Secções
Entrar

Trump frustrado com negociações de paz considera reconhecer Crimeia como russa

Débora Calheiros Lourenço 19 de abril de 2025 às 11:14

O presidente dos Estados Unidos já tinham afirmado que podia abandonar as negociações para a paz "muito em breve" se não foram alcançados progressos: "Não há um número específico de dias, mas queremos resolver isso rapidamente".

Donald Trump, presidente dos Estados Unidos afirmou que as negociações de paz entre a Rússia e a Ucrânia estão "a chegar a um ponto crítico" e insistiu que nenhum dos lados está a tentar "tirar proveito" da sua tentativa de terminar a guerra,

A administração de Trump está disposta a reconhecer o controlo russo daCrimeiaem troca de um acordo de paz na Ucrânia. A informação foi avançada pela CNN Internacional que refere que a proposta também estabeleceria um cessar-fogo nas linhas da frente.

A proposta já deverá ter sido partilhada com as autoridades europeias e ucranianas que se encontravam reunidas na sexta-feira em Paris, além disso terá sido também discutida numa conversa telefónica entre o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, e o ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergey Lavrov.

No entanto ainda não estão definidos todos os pormenores da proposta que os Estados Unidos planeiam construir com os líderes europeus durante a próxima semana nas reuniões que se vão realizar em Londres. Ao mesmo tempo está a ser planeada outra reunião entre o enviado do presidente norte-americano para o Médio Oriente, Steve Witkff e as autoridades russas para tentar influenciar a Rússia a aceitar a proposta.

As forças russas controlam a Crimeia desde 2014 e o território foi até já anexado, de uma forma considerada ilegal pela maioria da comunidade internacional pelo que não é reconhecida internacionalmente.

Também na sexta-feira Donald Trump sugeriu que os Estados Unidos podem abandonar as negociações para a paz "muito em breve" se não foram alcançados progressos: "Não há um número específico de dias, mas queremos resolver isso rapidamente".

"Se por algum motivo algum dos lados tornar as coisas demasiado difíceis, diremos apenas: ‘Vocês são estúpidos, vocês são idiotas, vocês são pessoas horríveis’, e seguiremos em frente", garantiu o presidente dos Estados Unidos.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

A longa guerra dos juízes que não se suportavam - o ataque

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

A longa guerra dos juízes que não se suportavam - o contra-ataque

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Vida

Encontraram soldados nazis enterrados no quintal

TextoSusana Lúcio
FotosSusana Lúcio
Exclusivo

Repórter SÁBADO. Jihadista quer cumprir pena em Portugal

TextoNuno Tiago Pinto
FotosNuno Tiago Pinto