Secções
Entrar

Trudeau pede desculpa por Canadá ter recusado receber judeus em fuga dos nazis

09 de maio de 2018 às 20:43

Desde há 30 anos que os dirigentes canadianos apresentam desculpas oficiais aos descendentes de numerosas comunidades étnicas do Canadá vítimas de discriminação, como os japoneses ou os ucranianos.

O primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, anunciou esta quarta-feira que ia ao parlamento apresentar desculpas oficiais pela recusa do Canadá de acolher, em 1939, centenas de judeus alemães que fugiam do regime nazi.

1 de 6
Foto: Reuters
Foto: Chris Wattie/Reuters
Foto: Jasper Juinen/Bloomberg
Foto: Twitter Obama Foundation
Foto: Getty Images
Justin Trudeau António Costa
Foto: LUSA / JOSÉ COELHO

Em 13 de Maio de 1939, a alguns meses do início da II Guerra Mundial, o navio "Le Saint Louis" tinha saído da Alemanha com cerca de mil passageiros, entre os quais 907 judeus alemães que procuravam escapar à perseguição.

Cuba, primeira escala do navio, recusou conceder asilo e os EUA repetiram a decisão cubana, tal como depois o Canadá. Em comunicado, Trudeau apontou a "política de imigração discriminatória" em vigor na época.

O navio acabou por regressar à Europa, acostando no porto belga de Antuérpia, de onde os passageiros acabaram por se dispersar, alguns para a Bélgica, outros para França, Países Baixos ou Reino Unido, mas 254 morreram durante o Holocausto.

"A apresentação de desculpas na Câmara dos Comuns não vai rescrever este capítulo vergonhoso da nossa história. Estas desculpas não podem devolver a vida aos quais ela foi retirada, nem reparar as vidas quebradas por esta tragédia", salientou Trudeau.

"Porém", acrescentou, "temos a responsabilidade de reconhecer esta realidade difícil, de tirar lições e continuar a lutar contra o antissemitismo todos os dias. É assim que nós daremos um sentido à promessa solene: 'Nunca mais'".

Depois de ter acolhido dezenas de milhares de imigrantes na viragem do século XIX para o XX, o Canadá endureceu as suas leis de acolhimento entre as duas guerras mundiais.

Desde há 30 anos que os dirigentes canadianos apresentam desculpas oficiais aos descendentes de numerosas comunidades étnicas do Canadá vítimas de discriminação, como os japoneses ou os ucranianos.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela