Secções
Entrar

Tribunal rejeita recurso e Sarkozy vai mesmo ter de cumprir pena de prisão

Correio da Manhã 26 de novembro de 2025 às 14:08

Caso está ligado a um financiamento ilegal da campanha presidencial de 2012.

O Tribunal de Cassação rejeitou esta quarta-feira o recurso do ex-presidente francês Nicolas Sarkozy contra a sua condenação no caso Bygmalion. Na prática, o antigo governante vai mesmo ter de cumprir a pena de um ano de prisão, seis meses dos quais de pena efetiva, pois esta era a última forma de recurso.
Sarkozy
"O Tribunal de Cassação confirma a decisão do Tribunal de Apelação que condenou o candidato à presidência, o seu chefe de campanha e dois diretores do partido político que o apoiava por financiamento ilegal de campanha", pode ler-se numa nota do comunicado. Tanto no julgamento inicial como na apelação, Nicolas Sarkozy negou sempre qualquer responsabilidade criminal, denunciando as acusações como "fábulas" e "mentiras". Sarkozy foi acusado de ter beneficiado de um financiamento ilegal na sua campanha presidencial em que acabou derrotado em 2012. De acordo com a investigação, os gastos da campanha do então candidato atingiram os 42,7 milhões de euros, quase o dobro do valor permitido por lei. Para esconder este gasto terá criado um sistema de faturas falsas com a empresa de comunicação política Bygmalion e a sua subsidiária Event & Cie. Esta última teria cobrado ao partido UMP (agora LR) despesas que, na verdade, estavam relacionadas com campanha. Sarkozy está ainda a contas com a justiça no caso do financiamento líbio da sua campanha presidencial de 2007, que está agendado entre março e junho de 2026.
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela