Secções
Entrar

Tribunal na Costa Rica ordena libertação dos migrantes deportados pelos Estados Unidos 

Débora Calheiros Lourenço 25 de junho de 2025 às 19:36

Desde que regressou à Casa Branca, e além dos duzentos migrantes deportados para a Costa Rica, Trump deportou 300 pessoas para o Panamá e 252 venezuelanos para El Salvado, que foram presos numa prisão destinada a membros de gangues.  

Um tribunal na Costa Rica ordenou que as autoridades locais libertem os imigrantes estrangeiros que foram levados para um abrigo depois de serem deportados pelos Estados Unidos. 

AP Photo/Gregory Bull

Cerca de duzentas pessoas oriundas maioritariamente do Afeganistão, Irão, Rússia, mas também de outros países dos continentes africano e asiático, incluindo 80 crianças, foram enviadas para o país da América Central em fevereiro depois de um acordo com a administração de Donald Trump.  

Ao chegarem ao país os imigrantes foram detidos no Centro Temporário de Atenção ao Migrante, perto da fronteira com o Panamá, mas rapidamente aumentaram as críticas por parte de grupos de defesa dos direitos humanos e o governo costa-riquenho acabou por permitir que se movimentem livremente e saiam do campo desde abril. 

Muitos dos imigrantes aceitaram o repatriamento voluntário, mas 28 ainda se encontram no centro temporário, 13 dos quais menores. Agora o Supremo Tribunal de Justiça aceitou parcialmente um recurso interposto, em março, em nome dos imigrantes e deu às autoridades 15 dias para processar a "determinação do estatuto migratório dos deportados" e libertá-los. 

O tribunal também ordenou que seja feito um levantamento de que "tipo de saúde, educação, habitação e assistência social" os detidos necessitam por parte do Estado. 

A decisão foi tornada pública um dia antes da visita do secretário de segurança interna norte-americano ao país. Na quinta-feira Kristi Noem vai reunir com o presidente Rodrigo Chaves e está marcada uma visita ao centro de detenção temporária de imigrantes.  

Desde que regressou à Casa Branca, e além dos duzentos migrantes deportados para a Costa Rica, Trump deportou 300 pessoas para o Panamá e 252 venezuelanos para El Salvado, que foram presos numa prisão destinada a membros de gangues.  

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela