Secções
Entrar

Tribunal diz que deportar imigrantes do Reino Unido para o Ruanda é ilegal

Luana Augusto com Leonor Riso 29 de junho de 2023 às 15:42

No ano passado, mais de 28 mil pessoas entraram ilegalmente no Reino Unido atravessando o Canal da Mancha.

Os juízes do tribunal de recurso de Londres decidiram que a política do Reino Unido de enviar imigrantes que chegam clandestinamente ao país, para o Ruanda é ilegal.

Reuters

A decisão dos juízes Lord Burnett, Geoffrey Vos e Nicholas Underhill vem na sequência de um de projeto de lei, apresentado em dezembro do ano passado, onde se considerou que as pessoas que atravessavam o Canal da Mancha e chegavam em embarcações ao Reino Unido, deveriam ser deportadas para o país da África Oriental.

Tanto o Alto Comissariado para os Refugiados da ONU (ACNUR), como advogados, instituições de solidariedade e um grupo de requerentes de asilo, contestaram esta decisão.

O ACNUR chegou até a reportar que o Ruanda tinha um historial de abusos de direitos humanos e recordaram que este país já tinha expulsado imigrantes para países onde estariam em perigo, assim como chegaram a fazer algumas detenções. Apesar de terem garantido ao Ministério do Interior britânico que não iriam conseguir assegurar a segurança destas pessoas, o advogado da ministra do Interior, James Eadie, afirmou estar confiante e garantiu que as autoridades do Ruanda iriam cumprir os compromissos assumidos.

Quando anunciou a medida, o Reino Unido justificou que esta seria uma forma dos imigrantes tratarem dos seus pedidos de asilo, apesar dos mesmos poderem ser tratados dentro do país.

Só o ano passado mais de 28 mil pessoas atravessaram ilegalmente o Canal da Mancha. Esta situação tem-se agravado desde que o Reino Unido saiu da União Europeia.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela