Secções
Entrar

Estado Islâmico reivindica ataque em Moscovo

Diogo Barreto , Luana Augusto 22 de março de 2024 às 18:09

Pelo menos 40 pessoas morreram e centenas ficaram feridas durante um massacre, que teve lugar numa sala de concertos, na Rússia.

Um grupo de pelo menos cinco homens armados, com equipamento militar, abriu fogo numa sala de concertos em Moscovo, onde se registaram também explosões, esta sexta-feira. Pelo menos 40 pessoas morreram e centenas ficaram feridas.

A agência estatal russa, RIA Novosti, informou que pelo menos cinco homens irromperam pela sala de concertos e dispararam armas automáticas contra o público, que assistia ao concerto dos Picnic no Crocus City Hall, uma grande sala de espetáculos localizada no extremo ocidental da capital russa.

Imagens de vídeo mostram o massacre na sala, cuja responsabilidade terá sido reinvindicada pelo Estado Islâmico através da agência de propaganda da organização, Amaq.

"Combatentes do Estado Islâmico atacaram um grande agrupamento de cristãos na cidade de Krasnogorsk, nos arredores da capital russa, Moscovo, matando e ferindo centenas de pessoas e provocando uma destruição generalizada no local, antes de se retirarem para as suas bases em segurança", informou a Amaq, no seu canal Telegram.

A notícia vem assim contrariar a tese dos serviços secretos ucranianos, que tinham acusado o Kremlin de orquestrarem o ataque mortal desta sexta-feira à noite, para culpar a Ucrânia e justificar uma "escalada" da guerra, conforme noticiou a AFP.

O episódio reuniu dezenas de carros da polícia e de ambulância, que se dirigiram-se ao local. Os helicópteros ajudam neste momento a evacuar a sala.

A Rússia tem um longo historial de atentados terroristas neste século, sendo o mais grave o que ocorreu em 2002, quando um comando checheno fez cerca de 850 reféns no teatro Dubrovka em Moscovo, cuja operação de regaste resultou num "banho de sangue", com a morte de pelo menos 170 pessoas.


Com Lusa

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela