Secções
Entrar

TikTok pode ser banido dos EUA, decide Supremo Tribunal

Leonor Riso 17 de janeiro de 2025 às 15:35

A app conta com 170 milhões de utilizadores no país. Supremo diz que a empresa-mãe chinesa deve vender o TikTok.

O Supremo Tribunal dos EUA confirmou de forma unânime a lei federal que impede o TikTok de estar disponível nos EUA caso não seja vendido pela sua empresa-mãe chinesa, a ByteDance Ltd.

O Supremo sustenta que os laços da empresa à China consistem num risco à segurança nacional dos EUA, risco esse que se sobrepõe às preocupações de limitar a expressão na app.

O TikTok tem 170 milhões de utilizadores nos EUA.

Segundo a Associated Press, uma venda não parece iminente e, apesar de peritos terem indicado que a app não vai desaparecer dos smartphones das pessoas mal a lei entre em vigor a 19 de janeiro, os novos utilizadores não vão poder fazer download da mesma, nem poderão descarregar as utilizações. Isso significa que a app vai deixar de funcionar, frisou o Departamento de Justiça.

Donald Trump, o presidente que tomará posse no dia seguinte à proibição do TikTok, já disse que poderá negociar uma solução que mantenha a app funcional no país. Joe Biden, o presidente cessante, não fará aplicar a lei que começa no último dia do seu mandato.

O próprio Donald Trump é seguido por 14,7 milhões de pessoas na app e discorda dos republicanos do seu próprio partido que no Senado, culpam a ByteDance Ltd. por ainda não ter encontrado comprador.

Caso haja desenvolvimentos com vista a uma venda, a lei permite uma pausa de 90 dias quanto às restrições impostas.

"O Congresso determinou que a alienação é necessária para responder às preocupações de segurança nacional bem justificadas relativamente às práticas de recolha de dados e à sua relação com um adversário estrangeiro", indicou o Supremo Tribunal, sustentando que a lei não viola a liberdade de expressão.

Do seu lado, os advogados do TikTok indicaram que seria muito difícil chegar a um acordo para compra, visto que a lei chinesa impede a venda do algoritmo que tornou a app tão popular e que permite ver centenas de vídeos em meia hora.

Os EUA alegam estar preocupados com a vasta recolha de dados de utilizadores que podem chegar ao governo chinês, e com o algoritmo poder ser manipulado pelas autoridades chinesas para determinar conteúdos de maneira difícil de detectar.

A ByteDance já disse que não venderá o TikTok. Entre os investidores interessados numa compra, encontram-se o antigo Secretário do Tesouro Steve Mnuchin e o bilionário Frank McCourt.

REUTERS/Dado Ruvic/Illustration/File Photo
Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela