Secções
Entrar

Suécia torna-se oficialmente membro da NATO

Luana Augusto 07 de março de 2024 às 17:21

País esperou dois anos para se poder juntar à aliança. Documentos finais foram entregues esta quinta-feira.

A Suécia tornou-se esta quinta-feira, 7 de março, o mais recente membro da NATO. A partir de agora o país passa a beneficiar das condições do Tratado do Atlântico Norte e do seu artigo 5º, segundo o qual um ataque contra um dos membros é considerado um ataque contra todos.

REUTERS/Leo Sellen/Scanpix

"Hoje é um dia verdadeiramente histórico. A Suécia é agora membro da NATO", disse o primeiro-ministro sueco, Ulf Kristersson, após a entrega da documentação final necessária nos Estados Unidos - a última etapa de um longo processo de adesão à aliança militar.

A Suécia evitou alianças militares e adotou uma posição neutra durante cerca de 200 anos. No entanto, a invasão russa à Ucrânia, há dois anos, obrigou o país a repensar a sua política de segurança nacional, agora aplaudida pelos Estados Unidos.

"As coisas boas acontecem aos que esperam", considerou o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken", ao receber os documentos de adesão da Suécia. "Este é um momento histórico para a Suécia, para a nossa aliança e para a relação transatlântica."

Até ao momento a Rússia não fez nenhum comentário pós-adesão. Porém, já havia afirmado que iria tomar "contramedidas políticas e técnico-militares", caso a Suécia se juntasse à aliança.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela