Sismo que atingiu Myanmar e Tailândia provocou 153 mortos
A quase totalidade das vítimas mortais registaram-se em Myanmar - 144 - onde foi o epicentro do sismo. Na Tailândia há registo de nove mortos, mas há dezenas de desaparecidos entre escombros.
Um sismo de magnitude 7,7 na escala de Richter atingiu a Tailândia e o Myanmar, na manhã desta sexta-feira. Pelo menos 144 pessoas morreram no Myanmar e nove na Tailândia. No Myanmar há ainda pelo menos 732 feridos, informa a estação estatal. Segundo o Serviço Geológico dos EUA e o centro de geociências GFZ da Alemanha, o epicentro ocorreu em Myanmar. A primeira-ministra tailandesa, Paetongtarn Shinawatra, declarou o estado de emergência em Banguecoque.
Testemunhas em Banguecoque disseram que as pessoas correram para as ruas em pânico e que a água transbordou das piscinas no topo dos edifícios. Os fortes abalos foram sentidos às 13h30 (6h30 em Portugal Continental).
De acordo com a agência Lusa, o Ministério dos Negócios Estrangeiros português está a acompanhar a situação em Myanmar e na Tailândia, sendo que ainda "não há indicação de qualquer cidadão português afetado".
81 pessoas soterradas em prédio atingido
Durante a tarde a polícia de Banguecoque iniciou buscas para detetar 43 trabalhadores soterrados nos escombros de um edifício de 30 andares em construção que ruiu na sequência do sismo. Desde então esse número já aumentou para 81, segundo noticiou a Reuters, citando o vice primeiro-ministro tailandês.
Edições do Dia
Boas leituras!