Secções
Entrar

Síria: Número de mortos em março foi o mais baixo desde o início da guerra

01 de abril de 2020 às 13:41

Observatório Sírio dos Direitos Humanos que registou em março 508 mortos, incluindo 103 civis, o número mais baixo de vítimas mortais desde que esta ONG contabiliza as mortes no conflito.

O número de mortos na guerra na Síria caiu em março para o nível mais baixo desde o início do conflito, em 2011, num contexto de pandemia do novo coronavírus e de cessar-fogo na província noroeste de Idlib.

Os dados são do Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), que registou em março 508 mortos, incluindo 103 civis, o número mais baixo de vítimas mortais desde que esta ONG, com sede no Reino Unido e uma ampla rede de informadores no terreno, contabiliza as mortes no conflito.

Num comunicado divulgado hoje, o observatório precisa que cerca de metade dos 103 civis morreram em bombardeamentos das forças do regime e da sua aliada Rússia.

O OSDH, que não dá explicações para a redução do número de mortos, assinala que entre as vítimas mortais se encontram 115 combatentes de vários grupos rebeldes e islamitas e 94 efetivos das forças leais a Bashar al-Assad.

Morreram ainda 11 soldados da Turquia, que ajuda alguns rebeldes sírios, 36 milicianos xiitas aliados do governo e 93 combatentes não sírios de grupos como o ‘jihadista’ Estado Islâmico e a Frente al-Nusra (antiga denominação do ex-ramo sírio da Al-Qaida).

O comunicado dá ainda conta de 2.802 ataques em março, incluindo 391 bombardeamentos russos e 266 do regime.

A Rússia e a Turquia acordaram a 5 de março um novo cessar-fogo em Idlib, o último grande bastião rebelde no país, para conter a escalada de tensão que se seguiu à morte de mais de três dezenas de soldados turcos em ataques das tropas sírias.

Além do cessar-fogo, Moscovo e Ancara acordaram estabelecer um "corredor de segurança" e criar patrulhas conjuntas ao longo da estrada M4, que liga Alepo e Latákia.

Desencadeada em 2011, a guerra na Síria já causou mais de 380.000 mortos e milhões de deslocados e refugiados.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela