Secções
Entrar

Síria: Agências da ONU suspendem ajuda humanitária devido a ataques

11 de maio de 2019 às 13:04

A 10 de maio, dez civis morreram devido a ataques aéreos, segundo o Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH).

Várias agências das Nações Unidas estão a suspender operações humanitárias em zonas do noroeste da Síria, onde bombardeamentos do regime sírio e do aliado russo estão a colocar em risco a segurança dos seus colaboradores.

"A partir de 8 de maio, pelo menos 16 parceiros humanitários suspenderam as operações em áreas afetadas pelos conflitos", disse fonte do Gabinete das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA).

O Programa Alimentar Mundial (PMA) anunciou ter suspendido a "entrega de apoio para cerca de 47.000 pessoas em cidades e aldeias (...) bombardeadas".

Desde o final de abril, as forças do regime de Bashar al-Assad e a força aérea russa intensificaram os bombardeamentos na província de Idlib, bem como os territórios a norte de Hama, controlados pelo grupo Hayat Tahrir al-Sham (pertencente ao braço sírio da Al-Qaida), bem como por outros grupos ‘jihadistas’.

Segundo a OCHA, a intensificação da violência deslocou cerca de 180 mil pessoas entre 29 de abril e 9 de maio e afetou cerca de 15 hospitais e 16 escolas.

"Algumas organizações suspenderam as suas atividades porque as suas instalações sofreram danos, foram destruídas ou estão neste momento expostas ao perigo" por causa da intensificação dos ataques, adiantou a OCHA em comunicado.

"Outros suspenderam as suas atividades para garantir a segurança dos seus funcionários", acrescentou.

Na sexta-feira, dez civis morreram devido a ataques aéreos, segundo o Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH).

A Síria está desde 2011 a viver uma guerra que já provocou mais de 370 mil mortos, além de milhões de deslocados e refugiados.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela