Secções
Entrar

Sagrada Família deverá ficar terminada em 2026...

Andreia Antunes 25 de março de 2024 às 14:46

... mas muitos pormenores só deverão acabar em 2034. A nova data foi anunciada pelo presidente da organização encarregada de terminar a obra, cuja primeira pedra foi lançada há 144 anos.

144 anos depois de a primeira pedra ter sido lançada, a Sagrada Família em Barcelona tem como nova data de conclusão o ano de 2026, quando se assinalam 100 anos da morte de Antoni Gaudí.

Getty Images

A data foi anunciada na quarta-feira, dia 20, por Esteve Camps, presidente da organização encarregada de concluir a obra. O responsável referiu que tinha o dinheiro e o material para terminar o edifício, incluindo a torre central de 172,5 metros dedicada a Jesus Cristo, tornando assim a Sagrada Família o edifício mais alto de Barcelona.

Apesar de a finalização da estrutura do edifício estar prevista para 2026, é expectável que os trabalhos nas esculturas, nos pormenores decorativos e sobretudo na controversa escadaria que irá conduzir ao que acabará por ser a entrada principal se prolonguem até 2034. Esta escadaria irá prolongar-se ao longo de três quarteirões, levando ao desalojamento de cerca de mil famílias e negócios.

Em 1882, quando as obras começaram, o local era apenas um terreno agrícola. Nos anos que se seguiram, a cidade começou a crescer à volta da basílica.

Vários estudiosos de Antoni Gaudí contestam que a escadaria nunca esteve presente nos planos iniciais do arquiteto. No entanto, o presidente da organização encarregada de concluir a obra insiste que as escadas sempre fizeram parte do seu plano.

Em 1936, no início da guerra civil espanhola, anarquistas incendiaram a cripta e destruíram o atelier de Antoni Gaudí e os modelos de gesso feitos para servir de guia aos seus sucessores na conclusão da obra. Atualmente, algumas partes do projeto original continuam a ser um mistério.

"Estamos a seguir à risca o plano de Gaudí", afirmou Esteve Camps. "Somos os seus herdeiros e não podemos renunciar ao seu projeto. O plano apresentado às autoridades locais em 1915, assinado por Gaudí, inclui a escadaria."

A equipa de arquitetos para a conclusão do projeto tem estado em conversações com Jaume Collboni, presidente da Câmara de Barcelona, uma vez que a autarquia tem a última palavra. "Não tenho uma bola de cristal que me diga quando é que eles vão tomar uma decisão", acrescentou Esteve Camps.

Desde que foi criada, a basílica da Sagrada Família foi afetada por guerras, negligência e falta de financiamentos. Mais recentemente, foi também afetada pela pandemia Covid-19, o que levou a uma interrupção de pelo menos dois anos de trabalhos no local.

Antes do turismo, os trabalhos eram financiados maioritariamente por donativos, o que tornava o fluxo de caixa imprevisível. Muitos duvidavam que a obra fosse alguma vez fosse concluída. O próprio poeta Joan Maragall chegou a descrever a basílica como "a poesia da arquitetura, um templo que nunca estará terminado, que está constantemente a tornar-se".

A Sagrada Família é considerada uma das maravilhas do mundo, mas não por todas as pessoas. O pintor Salvador Dalí chegou a descrever a sua "beleza aterradora e comestível", enquanto o escritor do livro 1984, George Orwell, considerou "um dos edifícios mais hediondos do mundo" e comentou que os anarquistas demonstraram falta de gosto por não a terem explodido quando tiveram oportunidade.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela