Secções
Entrar

Ryanair cancela seis voos em Espanha devido à greve dos tripulantes de cabine

01 de setembro de 2019 às 12:29

São voos de ida e volta que fazem a ligação a Barcelona, Sevilha e Milão e a ligação entre Madrid e Santiago de Compostela, os únicos que não estão abrangidos pelos serviços mínimos.

ARyanaircancelou este domingo seis voos devido à greve dos tripulantes de cabine em Espanha, que protestam contra o encerramento previsto para 8 de janeiro das bases em Tenerife Sul, Lanzarote, Gran Canária e Girona.

Segundo a secretária da Comunicação e Estudos sindicais da Unión Sindical Obrera (USO), Laura Estévez, são voos de ida e volta que fazem a ligação aBarcelona, Sevilha e Milão e a ligação entre Madrid e Santiago de Compostela, os únicos que não estão abrangidos pelos serviços mínimos.

Nesta primeira ronda de greve, das dez convocadas pelos sindicatos de tripulantes de cabine USO e Sitcpla para setembro, não houve mais cancelamentos porque "seria estar a violar os serviços mínimos", adiantou Laura Estévez aos jornalistas.

A Ryanair disse que a greve ia ser um fracasso a partir do momento em que o Ministério do Desenvolvimento declarou os serviços mínimos e por isso cancelou os únicos voos em que os trabalhadores poderiam fazer greve "para evitar o espetáculo embaraçoso de filas de passageiros a pedir a sua recolocação", sublinhou.

Os sindicatos consideram os serviços mínimos decretados pelo Governo espanhol "abusivos" porque "estão a infringir o direito à greve de trabalhadores que estão a defender 512 postos de trabalho nas quatro bases afetadas", disse a dirigente sindical.

O Governo decretou serviços mínimos de 100% nos voos não peninsulares, de 60% nos voos peninsulares e internacionais com viagens de cinco ou mais horas e de 35% nos voos peninsulares com um tempo de deslocação inferior a cinco horas.

Os tripulantes de cabine da Ryanair vão concentrar-se na segunda e na sexta-feira em frente aos ministérios do Trabalho e Desenvolvimento emMadridpara exigir ao Governo, de "uma vez por todas, que defenda os seus direitos".

A Ryanair está a aplicar esta estratégia de ajustamento não só em Espanha, mas também noutros países, pelo que os sindicatos não descartam, como no verão passado, que este protesto em Espanha possa vir a tornar-se num novo movimento Pan-Europeu, advertiu Laura Estévez.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela