Secções
Entrar

Rússia torturou ucranianos até à morte, afirma a ONU

Luana Augusto com Ana Bela Ferreira 25 de setembro de 2023 às 15:58

As Nações Unidas garantem ter provas de que Moscovo tem usado métodos de tortura e que tais crimes já causaram a morte.

Desde o eclodir da guerra na Ucrânia, a fevereiro de 2022, que a Rússia tem usado métodos de tortura tão rigidos, que têm levado vários ucranianos à morte. A informação foi avançada esta segunda-feira por Erik Møse, presidente da Comissão de Inquérito sobre a Ucrânia da ONU, durante o Conselho de Direitos Humanos.

REUTERS/Denis Balibouse

"Em alguns casos, a tortura foi infligida com tal brutalidade que causou a morte da vítima." Esta foi uma das conclusões que Erik Møse apresentou durante o Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas. As conclusões foram apresentadas depois da sua equipa ter visitado partes da Ucrânia, que foram anteriormente controladas pela Rússia, tais como Kherson e Zaporíjia.

Segundo o presidente da Comissão de Inquérito sobre a Ucrânia, durante a visita ao país, o seu grupo de investigação terá reunido "mais provas que indicam que o uso da tortura pelas forças armadas russas em áreas sob o seu controlo tem sido generalizado e sistemático". Ao que tudo indica, os atos terão sido cometidos principalmente em centros de detenção, geridos pelas autoridades russas.

A equipa de Erik Møse já tinha lançado anteriormente um aviso de que o uso de tortura, que estaria a ser cometido pelas forças de Moscovo na Ucrânia, podia constituir atos de crime contra a humanidade. No entanto, na altura a Rússia negou ter cometido qualquer tipo de atrocidade e garantiu que os civis ucranianos nunca foram um alvo.

Esta segunda-feira, Moscovo teve a oportunidade de voltar a responder sobre estas alegações, mas nenhum representante compareceu na reunião do Conselho de Direitos Humanos da ONU, em Genebra.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela