Secções
Entrar

Rússia produziu 587 conteúdos desinformativos nos últimos oito meses

Lusa 15 de julho de 2025 às 11:23

O objetivo destas campanhas é distorcer as tensões existentes em trono das eleições globais, abordando temas como a guerra na Ucrânia ou a imigração.

A Rússia produziu, nos últimos oito meses, cerca de 587 conteúdos desinformativos, a maioria com recurso a Inteligência Artificial (IA), com o objetivo de alimentar uma "explosão de conteúdo", segundo um relatório da Reset Tech.

O relatório "Mais plataformas, novas técnicas, impulsionadas pela IA" da organização focada em identificar desinformação Reset Tech, revela que entre setembro de 2024 e maio de 2025 a quantidade de conteúdo produzido pelos autores da campanha aumentou exponencialmente, atingindo milhões de visualizações em todo o mundo.

Os investigadores identificaram 230 conteúdos exclusivos promovidos pela campanha entre julho de 2023 e junho de 2024, incluindo fotos, vídeos, códigos QR e 'sites' falsos, sendo que nos últimos oito meses a operação produziu cerca de 587 conteúdos, a maioria criados com recurso à IA.

Este crescimento representa um aumento de 155% na produção total de conteúdo em comparação com o relatório do ano passado, o que pode ser justificado através da "aceleração significativa, parcialmente impulsionada pela utilização de ferramentas de IA".

O fácil acesso e a diversidade de ferramentas de IA gratuitas ajudaram a alimentar a tática de campanha, marcando "uma mudança em direção a táticas de propaganda mais escaláveis, multilíngues e cada vez mais sofisticadas".

"A campanha aumentou substancialmente a produção de novos conteúdos nos últimos oito meses, sinalizando uma mudança em direção a métodos de criação de conteúdo mais rápidos e escaláveis", lê-se no documento.

O uso da tecnologia para manipular de imagens e vídeos também aumentou de 150 entre junho de 2023 e julho de 2024 para 367 entre setembro de 2024 e maio de 2025.

Este conteúdo de desinformação é depois amplificado através de canais nas redes sociais e contas 'bots' ('software' autónomo programado para executar determinadas tarefas), com os investigadores a apontarem que, por exemplo, a rede social Bluesky suspendeu 65% das contas falsas, mas o "X tomou medidas mínimas, apesar de vários relatórios sobre a operação e evidências crescentes de coordenação".

O relatório alerta ainda que a crescente utilização de ferramentas de IA para a produção de desinformação torna cada mais difícil a distinção entre o conteúdo real e o gerado pela tecnologia.

O objetivo destas campanhas é distorcer as tensões existentes em trono das eleições globais, abordando temas como a guerra na Ucrânia ou a imigração.

A Reset Tech é uma organização sem fins lucrativos, com sede em Londres, e que se dedica a rastrear campanhas de desinformação.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela