Secções
Entrar

Rússia colocou base na Polónia na lista de "alvos prioritários"

Leonor Riso 21 de novembro de 2024 às 11:44

Base de defesa antimísseis de Redzikowo foi inaugurada há menos de um mês. "É uma base que serve o propósito da defesa, não de ataque", garante governo polaco.

A base de defesa antimísseis na Polónia é um alvo prioritário da Rússia, adiantou esta quinta-feira a porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros russo.

"É mais um passo extremamente provocador numa série de ações profundamente desestabilizadoras por parte dos norte-americanos e dos seus aliados da NATO", afirmou Maria Zakharova.

A base antimísseis fica em Redzikowo, Polónia, junto ao Mar Báltico. Foi inaugurada oficialmente a 13 de novembro e faz parte de um escudo antimísseis da NATO.

"Coloca em risco a estabilidade estratégica, ao aumento dos riscos estratégicos e, como resultado, a um aumento no nível geral de perigo nuclear", continuou Zahharova.

Pawel Wronski, porta-voz do ministro dos Negócios Estrangeiros da Polónia, garantiu que não há mísseis nucleares na base.

"É uma base que serve o propósito da defesa, não de ataque", explicou o porta-voz. "Este tipo de ameaças vão certamente servir como um argumento para fortalecer as defesas aéreas da Polónia e da NATO, e também deveriam ser consideradas pelos Estados Unidos."

A base integra o escudo Aegis Ashore, que segundo a NATO pode intercetar mísseis balísticos de alcance curto a intermédio. "Tendo em conta a natureza e nível de ameaças representadas por tais instalações militares ocidentais, a base de defesa de mísseis na Polónia já foi há muito acrescentada à nossa lista de alvos prioritários para potencial destruição, o que, se necessário, pode ser executado com um grande conjunto de armas avançadas."

Sputnik/Vyacheslav Prokofyev/Pool via REUTERS
Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela