Secções
Entrar

Reino Unido: Plano de Putin para invadir Ucrânia "já começou"

Leonor Riso 21 de fevereiro de 2022 às 13:50

Regime de Moscovo foi acusado de concentrar pelo menos 150 mil soldados nas fronteiras da Ucrânia.

A invasão à Ucrânia está em marcha, acredita um porta-voz do primeiro-ministro britânico Boris Johnson. Numa conferência de imprensa, o porta-voz sugeriu que informações dos serviços secretos revelam essa intenção por parte da Rússia. 

Reuters

"As informações que estamos a analisar sugerem que a Rússia pretende lançar uma invasão e que o plano do presidente Putin já começou", afirmou o porta-voz, citado pela BBC. 


"Estamos a assistir a elementos já vistos da cartilha russa e que esperaríamos ver em certas situações, a desenrolar-se em tempo real", adiantou. 

O Ocidente e a Rússia vivem atualmente um momento de forte tensão, com o regime de Moscovo a ser acusado de concentrar pelo menos 150.000 soldados nas fronteiras da Ucrânia, numa aparente preparação para uma potencial invasão do país vizinho.

Moscovo desmente qualquer intenção bélica e afirma ter retirado parte do contingente da zona.

Nos últimos dias, o clima de tensão agravou-se ainda mais perante o aumento dos confrontos entre o exército da Ucrânia e os separatistas pró-russos no leste do país, na região do Donbass, onde a guerra entre estas duas fações se prolonga desde 2014.

Com Lusa 

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela