Secções
Entrar

Refugiados sírios acusam Turquia de os "empurrar" para a Grécia

03 de março de 2020 às 13:49

Grupo de dez refugiados da Síria, incluindo dois recém-nascidos, foi interpelado pela polícia grega. "Eles deixaram-nos abandonados nas margens do rio dizendo: 'vão-se embora'. Deixaram-nos sozinhos. Foi o Exército turco", disse.

Um grupo de refugiados sírios acusou esta terça-feira o exército turco de os ter "transferido" para aGrécia, abandonando-os nas margens do rio Evros que separa os dois países.

"Eles deixaram-nos abandonados nas margens do rio dizendo: 'vão-se embora'. Deixaram-nos sozinhos. Foi o Exército turco", disse à agênciaFrance-Presse um dos refugiados que se encontrava refugiado em Istambul há mais de cinco anos.

O refugiado sírio, que foi identificado como Taisir, de 23 anos e natural de Damasco, foi encontrado na povoação de grega de Lavara, perto da fronteira com aTurquia.

"Ontem [segunda-feira], eles (turcos) tiraram-nos das casas onde estávamos, tiraram-nos o dinheiro que tínhamos e os nossos telefones", disse Taisir, explicando que foram depois levados para o rio Evros.

O sírio entrevistado pela AFP faz parte de um grupo de dez refugiados da Síria, incluindo dois recém-nascidos, que foram interpelados pela polícia grega.

AFrance-Presse refere que é impossível verificar de momento a versão deste grupo sírio encontrado na Grécia mas sublinha que os relatos são semelhantes a outrs ocorridos na mesma zona depois de Ancara ter anunciado que não vai impedir a passagem dos refugiados para o espaço da União Europeia.

Após o anúncio, milhares de pessoas dirigiram-se para território grego apesar das medidas de força adotadas pelas autoridades de Atenas que usou granadas de gás lacrimogéneo e canhões de água.

De acordo com as Nações Unidas, no sábado, cerca de 13 mil refugiados encontravam-se na fronteira entre a Turquia e a Grécia.

Segundo a France-Presse, no domingo juntaram-se mais dois mil refugiados no mesmo local.

Na segunda-feira a Turquia ameaçou que "milhares" de pessoas "vão entrar na Europa", tendo o Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, pedido à Europa para que "assuma a sua parte de responsabilidade" no acolhimento de migrantes e de refugiados da Síria, depois de abrir as fronteiras para o espaço comunitário europeu, na tentativa de obter mais apoio ocidental para o conflito na Síria.

A polícia grega fala do aumento do fluxo de refugiados que chegam à zona de fronteira vindos da Turquia.

A mesma fonte policial indica que são refugiados da Síria, Afeganistão, Somália, Paquistão e Marrocos.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela