Secções
Entrar

Primeiro-ministro da Roménia demite-se após derrota do candidato apoiado pela coligação no poder

Lusa 05 de maio de 2025 às 17:45

Demissão ocorre após o populista George Simion ter vencido recentemente a primeira volta das eleições presidenciais romenas com 40% dos votos.

O primeiro-ministro romeno, o social-democrata Marcel Ciolacu, anunciou hoje a sua demissão da chefia do Governo, após o candidato apoiado pela coligação no poder ter sido eliminado da corrida às presidenciais.

"Tendo em conta os resultados do escrutínio, esta coligação já não é legítima, por isso demito-me", disse Ciolacu aos jornalistas, depois de participar numa reunião do Partido Social Democrata (PSD), que governa em coligação com o Partido Nacional Liberal (PNL, centro-direita) e a União Democrática dos Húngaros da Roménia (UDMR).

AP Photo/Andreea Alexandru

O populista George Simion venceu a primeira volta das eleições presidenciais romenas com 40% dos votos, passando à segunda volta, marcada para 18 de maio, com o independente Nicusor Dan, que teve perto de 21% dos votos.

O candidato apoiado pela coligação governamental, Crin Antonescu, disputou o segundo lugar com Dan, mas acabaria por ser derrotado por uma diferença de cerca de 80 mil votos.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela