Secções
Entrar

Primeiro-ministro de Itália diz que "está tudo em jogo"

02 de dezembro de 2016 às 11:39

No próximo domingo os italianos são chamados a responder a uma pergunta sobre se apoiam a revisão constitucional que, entre outras coisas, retira a função legislativa ao Senado

O primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, apelou hoje à participação popular no referendo de domingo sobre a reforma constitucional, que retira o poder legislativo ao Senado, e assegurou que nas próximas 48 horas "está tudo em jogo".

"Dentro de 48 horas vão abrir-se as urnas, cinquenta milhões de cidadãos vão votar num referendo fundamental não para o Governo, não para um partido, mas sim para o país", disse o chefe de Governo numa entrevista à rádio RTL.

Depois da entrevista, o líder do Executivo respondeu a perguntas formuladas nas redes sociais sobre o referendo do próximo domingo, assegurando, numa das respostas, que "tudo está em jogo nas próximas 48 horas, é preciso ir trabalhar, convencer as pessoas; nunca houve um número tao grande de indecisos".

No referendo do próximo domingo os italianos são chamados a responder a uma pergunta sobre se apoiam a revisão constitucional que, entre outras coisas, retira a função legislativa ao Senado, uma iniciativa que o Governo assegura que vai agilizar o funcionamento do processo legislativo.

Nas últimas sondagens publicadas sobre as intenções de voto, a rejeição da reforma constitucional avançada pelo Governo estava dez pontos atrás do 'sim', 55% contra 45% das intenções de voto, mas cerca de um quarto do eleitorado manifestava não saber como vai votar.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela