Sábado – Pense por si

José Eduardo dos Santos anuncia o seu sucessor

Presidente de Angola não se candidata pelo MPLA às eleições gerais em 2017. Aponta ministro da Defesa como sucessor

José Eduardo dos Santos não vai ser o candidato do MPLA às eleições gerais angolanas em 2017. O Presidente de Angola já pôs num documento escrito o nome do seu sucessor: João Lourenço, o seu actual ministro da Defesa, avança o Expresso. A decisão deverá ser discutida durante a reunião do Comité Central do MPLA, esta sexta-feira.

As eleições são em Setembro do próximo ano. Contudo, a vida política de José Eduardo dos Santos deverá continuar até 2018, quando deixará a liderança do MPLA.

Segundo o Expresso, o presidente de Angola já assumiu à cúpula do partido: "Estou doente, já tenho o meu candidato e agora vocês que apresentem outros candidatos". Contudo, no dia 1 de Dezembro o MPLA lançou um comunicado a desmentir os rumores sobre a saúde de José Eduardo dos Santos, de 74 anos. "Nunca é demais repetir que, mediante o cumprimento da sua agenda, o camarada Presidente José Eduardo dos Santos tem dirigido, pessoal e directamente, os trabalhos dos órgãos e organismos de cúpula do MPLA e do Estado, nomeadamente as reuniões do Bureau Político (que hoje teve lugar) e do Comité Central do partido, do conselho de ministros e das suas comissões", lê-se no documento.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.