Secções
Entrar

Presidentes da Síria e dos EUA discutem garantias dos direitos dos curdos

Lusa 19 de janeiro de 2026 às 22:06

Segundo o comunicado, "os dois presidentes afirmaram a importância de preservar a unidade e a independência do território sírio".

O presidente sírio, Ahmed Hussein al-Sharaa, conversou esta segunda-feira com o homólogo americano, Donald Trump, sobre a situação dos curdos sírios, declarou o seu gabinete, um dia após o acordo entre Damasco e as forças curdas, incluindo um cessar-fogo.
Síria e EUA conversam sobre direitos dos curdos Moawia Atrash/picture-alliance/dpa/AP Images
Durante a conversa telefónica, "as duas partes sublinharam a necessidade de garantir os direitos e a proteção do povo curdo no âmbito do Estado sírio", indica um comunicado da presidência, acrescentando que os dois líderes também "afirmaram a importância de preservar a unidade e a independência do território sírio". Segundo o comunicado, "os dois presidentes afirmaram a importância de preservar a unidade e a independência do território sírio e de apoiar todos os esforços destinados a alcançar a estabilidade" na Síria. As duas partes concordaram também em continuar "a sua cooperação no combate ao ISIS [Estado Islâmico do Iraque e da Síria]" e em "pôr fim às suas ameaças", expressando a aspiração partilhada de ver uma Síria "forte e unificada, capaz de enfrentar desafios regionais e internacionais", refere a nota. Durante a chamada telefónica, foram discutidas "várias questões regionais", com ênfase na importância de dar à Síria uma "nova oportunidade para avançar em direção a um futuro melhor".
Novos confrontos ocorreram hoje à noite entre as tropas do exército de Damasco e as Forças Democráticas Sírias (FDS), lideradas pelos curdos, nos arredores de Raqqa, no nordeste do país, também alvo de bombardeamentos. Os confrontos foram divulgados pela organização não-governamental Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH), com sede em Londres e que mantém uma vasta rede de colaboradores no país, tendo um correspondente da agência de notícias France-Presse (AFP) em Raqqa informado que ouviu intensos bombardeamentos na cidade. O OSDH indicou igualmente que as forças governamentais bombardearam uma posição militar das FDS a norte da cidade, um dia após os dois lados terem acordado um cessar-fogo. Uma fonte curda próxima das negociações disse à AFP, sob anonimato, que foram realizadas conversações diretas entre o Presidente de transição sírio, Ahmed al-Sharaa, e o comandante das FDS, Mazloum Abdi, mas sem resultados.
Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Dinheiro

Os testamentos de Francisco Pinto Balsemão

TextoAna Taborda
FotosAna Taborda
JUSTIÇA. O QUE ESTÁ NO PROCESSO INFLUENCER

Escutas da Operação Influencer. Sei o que disseste ao telefone durante três anos

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima