Secções
Entrar

Presidente sul-coreano garante que não haverá guerra com a Coreia do Norte

17 de agosto de 2017 às 07:23

"Evitarei a guerra a todo o custo", afirmou Moon, apesar das tensões geradas pelo programa nuclear da Coreia do Norte

O Presidente sul-coreano, Moon Jae-in, garantiu que não haverá qualquer guerra na península coreana, apesar das tensões geradas pelo programa nuclear da Coreia do Norte. "Evitarei a guerra a todo o custo", afirmou Moon. 

"Todos os sul-coreanos trabalharam para reconstruir o país que estava em ruínas após a Guerra da Coreia", declarou Moon, numa conferência de imprensa que assinalou os primeiros 100 dias da sua presidência. "Evitarei a guerra a todo o custo. Quero que todos os sul-coreanos fiquem convencidos de que não haverá guerra", acrescentou.

A Coreia do Norte ameaçou lançar mísseis para zonas próximas do território norte-americano de Guam, no Pacífico. No entanto, Pyongyang parece ter suspendido esse plano.

Moon explicou que tem poder de veto sobre qualquer acção militar de Washington, aliado da Coreia do Sul. "Ninguém pode tomar a decisão de uma acção militar na península coreana sem o nosso consentimento", garantiu, acrescentando que "os Estados Unidos e o Presidente Trump declararam que, seja qual for a opção em relação à Coreia do Norte, nenhuma decisão será tomada antes de consultarem a República da Coreia e obterem o seu acordo". 

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela