Secções
Entrar

Presidente nomeou novos ministros para formar governo da Catalunha

29 de maio de 2018 às 21:31

A entrada em funções de um governo regional é a condição indispensável para o levantamento da supervisão do governo central sobre a Catalunha.

O presidente do governo regional da Catalunha, o independentista Quim Torra, assinou esta terça-feira um novo decreto de nomeação dos conselheiros (ministros regionais) para formar Governo, substituindo os que estão detidos e os que estão exilados na Bélgica.

1 de 5
Quim Torra
Foto: EFE / QUIQUE GARCIA
Quim Torra
Foto: EFE / QUIQUE GARCIA
Quim Torra
Foto: EFE / QUIQUE GARCIA

Quim Torra nomeou os novos conselheiros após o Governo ratificar a sua recusa em publicar o decreto de nomeação do executivo anteriormente proposto, com base num relatório encomendado aos serviços jurídicos do Estado. Jordi Turull e Josep Rull estão detidos, enquanto Lluís Puig e Toni Comín estão exilados na Bélgica.

Segundo a Generalitat (governo regional), Elsa Artadi, que estava no decreto de nomeação como conselheira das Empresas e Conhecimento e porta-voz do Governo, será agora a conselheira da presidência e porta-voz, em substituição de Jordi Turull.

Alba Vergés será a nova conselheira da Saúde, em substituição de Toni Comín, Damiá Clavet ocupará o cargo no Território e Sustentabilidade em vez de Josep Rull e Laura Borrás assumirá a Cultura, no lugar de Lluís Puig.

Já Maria Àngels Chacon fica com os Negócios e Conhecimento, substituindo Artadi.

O presidente catalão, Quim Torra, adiou a tomada de posse do seu Governo face ao bloqueio por Madrid à nomeação de membros do executivo regional que estão detidos ou exilados.

Em comunicado, Quim Torra, denunciou "o bloqueio do Governo espanhol" de Mariano Rajoy e anunciou ter pedido à sua administração para "estudar medidas legais que possam ser tomadas".

Madrid, que controla a administração regional desde a declaração de independência de 27 de Outubro, recusa-se a avalizar o decreto de nomeação do executivo catalão, assinado no sábado por Quim Torra.

A entrada em funções de um Governo regional é a condição indispensável para o levantamento da supervisão do governo central sobre a Catalunha.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela