Secções
Entrar

Presidente da Fundação Oceano Azul critica Estados por falta de investimento

Lusa 07 de junho de 2025 às 12:58

Para Soares dos Santos "o que se está a assistir é que se está a transferir para o privado e os Estados têm obrigação de investir para o bem-estar das suas populações".

O presidente da Fundação Oceano Azul, instituição que se dedica à conservação dos oceanos, acusou hoje os Estados de se estarem a retirar da responsabilidade de investirem no bem comum como é a proteção do oceano.

REUTERS/Regis Duvignau

"Há uma enorme demissão dos Estados naquilo que é a sua missão. Nos oceanos as fronteiras são muito mais difíceis, há toda uma área que não pertence a ninguém como existe em terra, em terra há sempre uma fronteira que diz onde começa e onde acaba. No oceano isso não existe, e de alguma forma os Estados dizem que isto é um problema demasiado complicado", disse à Lusa José Soares dos Santos, à margem do Fórum Financeiro da Economia Azul que está decorrer no Mónaco.

Para Soares dos Santos, "o que se está a assistir é que se está a transferir isto para o privado e o capital privado naturalmente que tem que responder a um conjunto que individualmente tem uma expectativa de retorno, os Estados têm obrigação de investir para o bem-estar das suas populações e dos locais onde vivem", sublinhou.

"Fico sempre muito espantado com o pouco que os governantes sabem sobre os reais problemas e as soluções sobre os oceanos e nas agendas deles, que são enormes, acabam sempre por pegar nos 'soundbites' e não é com 'soundbites' que vamos lá", sublinhou.

O Fórum Financeiro da Economia Azul acontece a dois dias do arranque da conferência das Nações Unidas em Nice (sul de França e a 23 quilómetros do Mónaco) e a organização tem como objetivo "ativar o financiamento para restaurar a saúde dos oceanos e acelerar a transição para uma economia azul sustentável e regenerativa".

"Se queremos resolver os problemas que temos à nossa frente temos é que começar a fazer, nós já temos conhecimento suficiente para sabermos o que temos que fazer, temos é que ser muito práticos, pragmáticos nas ações que temos que desenvolver, e naturalmente, nestes grandes encontros os discursos são muito repetidos e são pouco aplicados à prática", defendeu Soares dos Santos, que também foi um dos oradores de um dos painéis de discussão na manhã de hoje.

A Fundação Oceano Azul, que gere o Oceanário de Lisboa e tem por objeto contribuir para a conservação e utilização sustentável dos oceanos, foi criada pela família Soares dos Santos através da Sociedade Francisco Manuel dos Santos, grupo empresarial com presença global em áreas como a distribuição, a indústria, o agroalimentar, o retalho especializado, os cuidados de saúde, a cidadania e o ambiente.

Os cientistas consideram que o oceano está a atravessar uma crise profunda. Enfrenta desafios significativos devido à eutrofização, agravamento da acidificação, o declínio dos stocks de peixe, o aumento das temperaturas e poluição generalizada. Todos estes fatores contribuem para a destruição de habitats e para o declínio da biodiversidade.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

A longa guerra dos juízes que não se suportavam - o ataque

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

A longa guerra dos juízes que não se suportavam - o contra-ataque

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Vida

Encontraram soldados nazis enterrados no quintal

TextoSusana Lúcio
FotosSusana Lúcio
Exclusivo

Repórter SÁBADO. Jihadista quer cumprir pena em Portugal

TextoNuno Tiago Pinto
FotosNuno Tiago Pinto