Secções
Entrar

PR polaco condena nacionalismo e xenofobia em Varsóvia

13 de novembro de 2017 às 22:10

Andrzej Duda condenou as manifestações nacionalistas, xenófobas e antissemitas numa marcha em Varsóvia, no sábado, organizada pela extrema-direita.

O Presidente da Polónia condenou hoje as manifestações nacionalistas, xenófobas e antissemitas numa marcha no centro de Varsóvia, no sábado, organizada pela extrema-direita, por ocasião do Dia da Independência.

"No nosso país, não existe nem há lugar nem acordo para a xenofobia, para um nacionalismo doentio, para o antissemitismo", disse o chefe de Estado, Andrzej Duda, em reacção à marcha, designada por alguns órgãos de comunicação social estrangeiros como "fascista".

Hoje, durante uma deslocação ao sul do país, Andrzej Duda lamentou que tenham sido exibidos cartazes, que alegou terem sido "trazidos por pessoas irresponsáveis, cuja mensagem é inaceitável para qualquer pessoa honesta na Polónia" porque, considerou, "não se pode colocar um sinal de igualdade entre patriotismo e nacionalismo".

O líder do partido conservador nacionalista Lei e Justiça, Jaroslaw Kaczynski declarou que falar de "60 mil nazis" nas ruas de Varsóvia, como o fizeram alguns comentadores, é um "insulto para gente honesta, mesmo que tenham existido incidentes extremamente maus e absolutamente inadmissíveis".

Kaczynski, primeiro-ministro da Polónia de Julho de 2006 a Novembro de 2007, não excluiu a possibilidade de "uma provocação" dos que "querem prejudicar a Polónia".

A marcha percorreu as ruas do centro de Varsóvia no sábado, com muitas pessoas vestidas de negro, famílias com carrinhos de bebé e crianças e idosos, gritando "Deus, honra e pátria!", "Glória aos Nossos Heróis" e cartazes com frases consideradas xenófobas, como "Polónia pura, Polónia branca" e "Saíam com os vossos refugiados!".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela