Secções
Entrar

Podem ser usadas tecnologias nucleares contra o Zika?

06 de fevereiro de 2016 às 12:29

Agência Internacional de Energia Atómica confirma e explica como funciona. Peritos vão reunir-se ainda este mês

A Agência Internacional de Energia Atómica anunciou hoje uma reunião de peritos a 22 e 23 de Fevereiro no Brasil para analisar a possibilidade de técnicas nucleares serem usadas no controlo do mosquito que transmite o Zika.

O anúncio foi feito pelo director daquele organismo, Yukiya Amano, no final de uma visita ao México, em declarações à agência Efe em que defendeu a necessidade de actuar "rapidamente" para conter a expansão do vírus Zika na América Latina.

"Este é um assunto muito complicado, mas a ideia é simples", afirmou, explicando que a Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) possui uma tecnologia chamada Técnica do Insecto Estéril (SIT, na sigla em inglês) e que "a ideia é aplicar radiação a mosquitos machos e libertá-los na atmosfera". Como os animais ficam estéreis, não se reproduzem.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela