Secções
Entrar

Piratas informáticos russos obtêm acesso a segredos da Defesa dos EUA

07 de fevereiro de 2018 às 10:25

Os ‘hackers’ exploraram claramente uma fragilidade nacional em matéria de cibersegurança: contas de correio electrónico mal protegidas.

Piratas informáticos russos em busca de informação secreta sobre ‘drones’ militares e outras tecnologias da Defesa dos Estados Unidos conseguiram levar funcionários externos importantes a exporem as suas mensagens de correio electrónico, revelou uma investigação da Associated Press.

1 de 4
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

Desconhece-se ainda o que terá sido roubado, mas os ‘hackers’ exploraram claramente uma fragilidade nacional em matéria de cibersegurança: contas de correio electrónico mal protegidas e quase nenhuma notificação directa às vítimas.

Os piratas informáticos conhecidos como "Fancy Bear", que também interferiram nas eleições presidenciais norte-americanas, tentaram iludir pelo menos 87 pessoas que trabalham em ‘drones’ (aeronaves não-pilotadas), mísseis, morteiros, aviões de combate secretos, plataformas de computação em nuvem e outras actividades sensíveis.

A investigação da AP indica que pelo menos 40 por cento desses funcionários ‘clicaram’ nos ‘links de phishing’ dos ciberpiratas, o que é o primeiro passo para lhes permitirem aceder ao ‘e-mail’ e a informação constante dos ficheiros dos respectivos computadores.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela