Secções
Entrar

Pelo menos 24 mortos em atentado na periferia de Bagdade

30 de abril de 2016 às 11:33

Atentado de um carro-bomba num popular mercado de Bagdade matou 24 pessoa e feriu 39, este sábado, 30 de Abril

Pelo menos 24 pessoas morreram e 39 ficaram feridas este sábado, 30 de Abril, na sequência de um atentado com um carro-bomba num popular mercado para venda de gado na periferia de Bagdade, de acordo com a polícia local.

O atentado ocorreu na zona de Al-Nahrauan e atingiu um grupo de peregrinos que se dirigia ao mausoléu xiita do imã Musa al-Kazim, a propósito do aniversário da sua morte, que teve lugar no século VIII em Bagdade.

O santuário situa-se no bairro de Al-Kazemiya, a norte da capital iraquiana, que vai receber peregrinos xiitas até à próxima terça-feira devido a esta celebração religiosa.

O ataque, ainda por reivindicar, aconteceu apesar do reforço das medidas de segurança por parte das autoridades iraquianas, que cortaram vários caminhos e pontes até à zona de Al-Kazemiya, acrescentou a mesma fonte à agência espanhola EFE, sem precisar o número de peregrinos mortos.

O grupo Estado Islâmico e a Al-Qaeda têm vindo a assumir a responsabilidade por semelhantes atentados terroristas no Iraque, como o ataque que, na segunda-feira, 25 de Abril, causou seis mortos e 30 feridos em Al-Yedida, no sudeste de Bagdade.

Os xiitas e os seus templos têm sido alvos frequentes do Estado Islâmico, que proclamou um califado em 2014 em partes do Iraque e da Síria.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela